Fortaleza receberá seminário sobre juventude e educação

Fortaleza será uma das sedes das etapas preparatórias do Seminário Direitos Humanos, Juventude e Desenvolvimento, que será realizado em Brasília no dia 7 de dezembro. Os organizadores do evento visitaram a Câmara na última sexta-feira (08/07), para convidar o Legislativo Municipal a participar da organização e das discussões.

Seminário juventude e educação - Genilson de Lima

O seminário é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, presidida pela deputada federal Manuela D’Ávila (PCdoB/RS). A etapa de Fortaleza vai abordar o tema educação e será realizada no dia 29 de agosto na Assembleia Legislativa.

Para Elder Vieira, assessor da comissão, o tema tem importância estratégica. “A educação é instrumento essencial para a qualificação tanto para o trabalho como para a vida e a juventude das periferias considera que, no Brasil, a educação não cumpre esse papel.”

Devem participar dessa etapa o ministro da Educação, Fernando Haddad; o senador Inácio Arruda (PCdoB/CE); o presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Yann Evanovick, e o representante da Unesco no Brasil, Vincent Defourny.

Outras três etapas serão realizadas no Brasil nas cidades de Manaus, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Thiago Alves, produtor do seminário, acrescentou que haverá uma etapa virtual para debater cultura. As discussões dar-se-ão todas por meio da internet, através de um site especialmente criado para esse propósito. Os eventos são abertos e pretendem reunir gestores, lideranças e entidades.

A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) recebeu os organizadores e afirmou que apoiará e participará do seminário. Ela disse ainda que vai conversar com o presidente Acrísio Sena (PT) para que a Câmara apoie o evento. “O tema educação traz uma perspectiva de desenvolvimento e essa discussão passa pelo processo de construir uma educação de qualidade no Ceará.”

Como resultado dos seminários, segundo Thiago, serão produzidos um vídeo e um catálogo de proposições que visam incentivar os legislativos a elaborarem novas leis que beneficiem os jovens.

Fonte: Câmara de Fortaleza