Assis Melo pede união na manifestação das centrais em Brasília

O deputado federal Assis Melo (PCdoB-RS) participou nesta quarta-feira (6), em Brasília, de uma manifestação que lançou a Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Agenda Unitária da Classe Trabalhadora. O ato reuniu mais de 10 mil pessoas e contou com as presenças das principais centrais sindicais do país – a Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e a Nova Central.

Assis pede união na manifestação das centrais em Brasília - Santa Alves/Divulgação

Os manifestantes das cinco centrais e dos movimentos sociais saíram da Catedral de Brasília e seguiram para o prédio anexo da Câmara dos Deputados. Vários deles exibiram faixas e cartazes pedindo a redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, a regulamentação da terceirização e a aprovação das Convenções 151 e 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Sindicalista há décadas e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região, Assis Melo, destacou a necessidade de união por parte das centrais sindicais.
“O avanço nas conquistas com a redução da jornada de trabalho, fim do fator previdenciário, regulamentação da terceirização e convenção 151 e 158 só vai ser possível com a mobilização e unidade dos trabalhadores do país.”

Os oradores se dividiram entre dirigentes sindicais e parlamentares comprometidos com a classe trabalhadora. Os discursos foram semelhantes: de parabéns a unidade das centrais sindicais, de incentivo as mobilizações e de importância nos avanços das conquistas da agenda trabalhista.

Manifestação pacífica

A manifestação em Brasília foi pacífica. Na chegada ao Anexo 3 da Câmara, a polícia tentou, em função do grande número de pessoas, deixar o carro de som a alguma distância dos manifestantes. Com a intervenção de Assis Melo, o problema foi solucionado. O parlamentar negociou com os policiais e conseguir aproximar o carro de som das pessoas.

A concessão dos policiais produziu manifestação de agradecimentos dos parlamentares e sindicalistas. E a reivindicação deles pela aprovação da PEC 300, que cria o piso salarial nacional da categoria, foi tema dos discursos. O deputado Paulo Pereira da Silva disse que “o deputado Assis Melo e eu garantimos que vamos aprovar a PEC 300”, agradecendo aos policiais por facilitarem a manifestação.

Mobilização nacional

O Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Agenda dos Trabalhadores faz parte do calendário de mobilização da classe trabalhadora anunciada no último dia 13 de junho. A agenda de mobilização prevê ainda, para o mês de julho, no próximo dia 14, ato unitário na Região Norte do País; no dia 21, o ato unitário será na Região Nordeste: e no dia 28, ato unitário na Região Sul. No dia três de agosto, fechando o calendário, está prevista uma grande passeata na avenida Paulista, com cerca de 100 mil pessoas.

Para o Vermelho,
Luiz Erbes