Balanço da atuação do PCdoB-DF

Leia a íntegra do balanço da atuação do PCdoB, aprovado pelo Comitê Regional no dia 2 de julho.

1. A direção cessante do PCdoB-DF teve como tarefa central o desafio da reestruturação do projeto político-organizativo partidário no Distrito Federal. Partiu de uma situação de poucas perspectivas político-eleitorais e fragilidade orgânica, e neste breve balanço, declara que a obra realizada até o momento e ainda inconclusa foi, em seu conjunto, bem sucedida.
2. Reforçou-se a Comissão Política e o Comitê Regional como centro político de orientação geral para as bases partidárias. A Comissão Política funcionou com regularidade, convocando o Comitê Regional e o coletivo partidário para suas principais deliberações. As várias secretarias, contudo, tiveram funcionamento desigual e irregular, apesar dos esforços de seus dirigentes.
3. O Comitê Regional realizou dez reuniões durante a gestão, sempre com convidados, ampliando a participação partidária, com o comparecimento médio de 73% de seus integrantes. Durante o período, dois integrantes do Comitê saíram do Partido e um, João Lopes, mudou de Estado. Portanto, o CR começou a gestão com 39 membros e terminou com 36.
4. Mesmo com relativa dispersão, os fóruns partidários se tornaram mais prestigiados e ampliados. As reuniões regulares se converteram em uma marca e as suas decisões foram cumpridas e encaminhadas. Mecanismos como planejamento estratégico, resoluções de orientação geral, encontros de elaboração coletiva foram mais frequentes, estimulando a militância.
5. Na grande batalha eleitoral de 2010, contribuímos com energia e entusiasmo para a eleição de Dilma presidenta e Agnelo governador. Foram vitórias fundamentais para dar curso às transformações que o Brasil vem vivendo e iniciar um novo tempo no Distrito Federal. Depois de uma crise profunda no GDF, o PCdoB participou com altivez da luta pela democratização e transparência da administração distrital.
6. Merecem destaque os esforços para organizar uma chapa de mais de 30 candidatos a deputado distrital e do candidato a deputado federal, unidos em torno de Dilma e Agnelo. Foi uma grande vitória da ousadia dos comunistas do DF. Num quadro de dificuldades, colocamos uma campanha na rua. Lançamos várias lideranças. O resultado foi modesto e insuficiente, mas oxigenou as fileiras partidárias, sendo importantíssimo na sequência dos acontecimentos políticos que levaram o PCdoB-DF a ocupar os espaços institucionais atuais.
7. Ainda persiste a pouca organização partidária em grande parte das cidades do DF. No entanto, a direção buscou de maneira coletiva e fraterna enfrentar a situação com planejamento. Foi estruturado o Departamento de Quadros do DF e os filiados são convocadas a contribuir com os trabalhos. O desafio de tornar os organismos de base o centro da vida e do debate partidário, irradiador do nosso Programa e das nossas propostas, continua presente.
8. A direção também teve sucesso na recuperação financeira e na estruturação administrativa ainda em curso. Salários dos colaboradores estão em dia, as dívidas foram equacionadas e ocorreram investimentos em equipamentos. O Boletim do PCdoB-DF voltou a ser editado. Foram realizadas atividades para ampliar a compreensão do socialismo científico e dos métodos da organização leninista, bem como debates sobre assuntos importantes para a elaboração de uma plataforma política para o Distrito Federal.
9. Nos movimentos sociais, as entidades CTB, UJS, UBM e UNEGRO funcionam com regularidade. Na área sindical, a direção acompanhou as lutas e atividades das categorias e as disputas eleitorais nas entidades. Nossa juventude, combativa e aguerrida, organizou e participou de grandes mobilizações nacionais e locais em defesa da educação e do transporte de qualidade. Teve atuação destacada no movimento Fora, Arruda! Nesta frente, vivenciamos um processo de renovação que gera um grande desafio para os atuais dirigentes juvenis.
10. A reestruturação do projeto político partidário foi conduzida com determinação e firmeza e necessita de continuidade e avanços. Garantir uma direção cada vez mais forte e coesa em âmbito regional, melhor acompanhamento das frentes sociais e estruturar as direções das principais cidades do DF são desafios permanentes, que continuarão na próxima gestão.
11. Concluímos, diante dos resultados e de forma abrangente, que a direção conduziu-se bem no enfrentamento dos desafios e das grandes batalhas, acertou na tática e tratou das dificuldades com habilidade, flexibilidade e respeitando os princípios partidários. O curso do projeto político-partidário abre um novo ciclo de acumulação de forças a partir da 16ª Conferência Regional e precisaremos com muita atenção cuidar cada vez mais e melhor da organização para construir um partido mais forte, influente e estruturado pelas bases no Distrito Federal. Para isso, propomos alguns objetivos de planejamento para a nova gestão:
a) Organizar as direções do Partido nas principais cidades do DF;
b) Construir uma extensa política de formação de militantes e quadros com base na insígnia – Todo quadro com tarefa no DF, todo militante em Organismo de Base;
c) Fortalecer o trabalho de todas as secretarias executivas do Partido;
d) Investir no funcionamento regular e acompanhamento dos organismos de base;
e) Estruturar uma administração profissional, com pessoal e equipamentos de qualidade;
f) Ampliar os esforços de comunicação interna e, especialmente, externa;
g) Fortalecer o Instituto Barão de Itararé e reforçar as atividades em defesa da democratização da comunicação;
h) Construir as seções no DF da Fundação Maurício Grabois e da Escola Nacional;
i) Desenvolver amplo planejamento de atuação do Partido nos movimentos sociais e nas frentes de juventude, sindical, negra e de mulheres;
j) Definir estratégias e o acompanhamento atento da organização partidária na UnB, participando ativamente da vida universitária e das suas de seus trabalhadores e estudantes.
k) Investir na formação de lideranças do movimento social;
l) Acompanhar as eleições para os Conselhos Tutelares do Direito da Criança e do Adolescente, e demais conselhos
m) Realizar cursos de liderança comunitária e promover a troca de experiências entre as lideranças e associações de moradores e comunitárias de Brasília e do Entorno. Contribuir com o PCdoB-Goiás nas eleições municipais do Entorno em 2012. A vitória de forças populares e progressistas na região nas eleições municipais do ano que vem contribuirão para o projeto político-eleitoral do PCdoB-DF em 2014.
n) Definir e planejar o projeto eleitoral do Partido para 2014.
o) Participar das etapas locais das conferências nacionais de Saúde, Juventude, LGBT, Trabalho Decente etc.
p) Promover atividades de divulgação e filiação em comemoração dos 90 anos do PCdoB.