Sem categoria

UJS define candidatura de Daniel Iliescu à presidência da UNE

Nessa segunda-feira (4) ocorreu a última reunião da direção nacional da União da Juventude Socialista (UJS) antes do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em clima de otimismo, foram apontados os últimos ajustes organizativos para que os estados garantam grandes bancadas em Goiânia, cidade que sediará o congresso entre 13 e 17 de julho. Também ficou definido Daniel Iliescu como candidato indicado pela UJS ao movimento Transformar o Sonho em Realidade para a presidência da UNE.

- UJS

Apresentado com muito entusiasmo pelo presidente da UJS, André Tokarski, Daniel Iliescu foi saudado e referendado por todos os participantes da reunião. Segundo Tokarski, Daniel representa o novo jeito da UJS fazer política, uma política que não abre mão de seus objetivos, mas que, ao mesmo tempo, constrói um grande leque de alianças com as forças progressistas da juventude.

Daniel Iliescu tem 26 anos de idade, é estudante de ciências sociais da UFRJ e tem uma trajetória de lutas no movimento estudantil. Iniciou sua militância na Associação Petropolitana de Estudantes Secundaristas. Em seguida, ao ingressar na universidade, participou do centro acadêmico do seu curso, foi do conselho universitário da UFRJ, presidiu a UEE-RJ e atualmente é diretor de relações internacionais da UNE.

Ao falar na reunião, Iliescu citou uma frase de Fidel Castro, “toda glória do mundo cabe num grão de areia”, afirmando que o que importa é projeto coletivo, que ninguém constrói nada sozinho. Ao finalizar sua fala, Iliescu disse se sentir muito honrado com a indicação de seu nome para candidato a presidência da UNE e finalizou recitando uma parte de um poema de Gonçalves Dias, “… a vida é luta renhida: Viver é lutar. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar. Se eleito, este será o maior desafio da minha vida e me dedicarei junto com todos e todas a construir uma UNE ainda mais combativa e de massas".

Pressão

O secretário nacional de juventude do PCdoB, Julio Vellozo, que participou da reunião, fez uma avaliação da situação política do país. Segundo ele, diferente do que vem ocorrendo na Europa, o Brasil vive um momento positivo e deve ser aproveitado pelos movimentos sociais para que se concretizem bandeiras históricas, como os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para educação e a revogação do veto ao projeto que destina 50% do fundo social do pré-sal ao mesmo setor. Para isso, são extremamente necessárias as mobilizações de rua, pressionando o governo e o empurrando à esquerda, para dar continuidade ao projeto nacional de desenvolvimento iniciado no governo Lula.

Vellozo fez uma análise sobre a tentativa de setores da mídia e da intelectualidade de compararem as mobilizações que ocorrem pelo mundo a uma “inércia da juventude brasileira”. “Em primeiro lugar, não se pode comparar realidades que são extremamente diferentes. As mobilizações que ocorrem pelo mundo afora são em defesa da democracia, no caso do mundo árabe, e, no caso da Europa, em defesa dos direitos trabalhistas. A juventude na Europa está se formando e não tem emprego, pelo contrário, os que têm emprego estão perdendo. No Brasil, nuca vivemos um período de tantas liberdades democráticas e com o desemprego na casa dos 6%, o que pode se considerar como uma situação de quase pleno emprego”, ratificou o dirigente. Ele ainda lembrou as atividades das entidades estudantis no começo do ano, passeatas por todo o país em defesa dos 10% do PIB para educação.

Reta final para o 52º Congresso da UNE 

A direção nacional da UJS fez uma breve avaliação dos congressos de UEEs (União Estaduais de Estudantes) e deu orientações para garantir uma grande bancada de delegados ao congresso da UNE. Realizados os congressos estaduais, o saldo foi positivo, visto que em todos os Congressos a UJS – em conjunto com diversos aliados – saiu vitoriosa, elegendo todos os presidentes (a) das entidades estaduais, em SC, PR, SP, MG, RJ, BA, PE, PA, AM, entre outros.

A tarefa central de todos os estados agora é trabalhar para garantir a menor "quebra" possível de delegados ao congresso da UNE, que significa garantir a presença dos delegados eleitos em Goiânia. Tal tarefa implica um grande processo de debate com as bancadas, com plenárias cujo objetivo é elevar o grau do debate político, em um processo de acúmulo de discussões até o congresso, além de ligações para cada estudante eleito delegado, encaminhamentos do credenciamento e garantias de estrutura para o transporte das delegações.

“Não pode haver nenhum militante da UJS sem tarefa. Estamos a poucos dias do maior desafio da nossa organização. Fazer um grande congresso da UNE, politizado e unido em torno de um projeto nacional de desenvolvimento é uma tarefa da União da Juventude Socialista”, salientou Renatta Petta, diretora de movimento estudantil da UJS.

Fonte: UJS