Sem categoria

Temor sobre economia da Europa faz bolsas asiáticas caírem

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira (27), com os investidores nervosos antes da votação de impopulares medidas de austeridade na Grécia, algo que pode aumentar as dúvidas sobre a estabilidade financeira na Europa.

Os parlamentares gregos começaram a discutir um pacote de 28 bilhões de euros para aumentar impostos e reduzir o gasto público.

No pano de fundo, as maiores economias do mundo estão em uma fase de vulnerabilidade, com o crescimento desacelerando e a inflação ainda elevada, reduzindo os retornos dos investimentos e deixando o mercado indisposto a assumir muitos riscos.

O índice de atividade manufatureira dos Estados Unidos, que será divulgado na sexta-feira (1º), pode mostrar até que ponto a desaceleração é temporária.

Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 1,04%, com as fabricantes de equipamentos tecnológicos exercendo a maior pressão de baixa sobre o mercado japonês.

O índice da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 1,04% às 8h04 (horário de Brasília). Os setores ligados a tecnologia e commodities tiveram as maiores perdas.

Em Hong Kong, o mercado se desvalorizou 0,59%, embora o índice China Enterprises de ações chinesas tenha se recuperado das mínimas, após registrar a maior alta diária em um ano na sexta-feira.

As ações listadas em Hong Kong do China Construction Bank caíram 0,9% e os papéis do Industrial and Commercial Bank of China recuaram 0,3%.

O índice de Seul caiu 0,98%. A Bolsa de Taiwan recuou 0,38%, enquanto o índice referencial de Xangai destoou ao ganhar 0,44%. Cingapura encerrou em queda de 0,61% e Sydney fechou em baixa de 1,03%.

Fonte: Folha.com