Sem categoria

Ministro argentino vem ao Brasil antes da Cúpula do Mercosul

O ministro argentino Héctor Timerman viaja nesta segunda-feira para Brasília para debater com o ministro das Relações Exetriores brasileiro, Antonio Patriota, os preparativos da próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que ocorre a partir de terça-feira (28) em Assunção (Paraguai).

A reunião com Patriota servirá também para atualizar e continuar fortalecendo "cada uma das áreas que compõem a fluida associação estratégica entre a Argentina e Brasil", declarou o Ministério das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina. A pauta inclui a cooperação nos diferentes temas da agenda regional e multilateral.

Timerman, que acompanhará a presidente Cristina Kirchner no encontro de cúpula do bloco regional, realizou, na semana passada, encontros com os ministros do Chile, Alfredo Moreno, e do Uruguai, Luis Almagro.

O chefe da diplomacia argentina viajará diretamente de Brasília para a capital paraguaia, onde participará junto o ministro argentino da Economia, Amado Boudou, da Reunião do Conselho do Mercado Comum (CMC).

Antes do encontro do CMC, a Reunião Extraordinária do Grupo Mercado Comum concluiu a negociação de normas que deverão aprovar os chanceleres durante o Conselho.

Entre essas, destaca-se uma decisão relativa à coordenação de políticas macroeconômicas, que aprofundará o trabalho já existente e o ampliará a áreas como a fiscal, monetária e financeira, a relativa à balança de pagamentos e ao diálogo macroeconômico.

Também se negociam normas relativas ao livre trânsito e facilitação do comércio, bem como à criação de um âmbito especial para o diagnóstico e tratamento das assimetrias dentro do bloco econômico.

Consolidando avanços

A Presidência Interina do Mercosul foi exercida pelo Paraguai durante o primeiro semestre de 2011, período no qual as negociações estiveram concentradas na consolidação dos avanços no processo de integração conquistados no ano anterior. 

Em 2010 ocorreu a Cúpula de San Juan, na Argentina, na qual se aprovou o Código Alfandegário do Mercosul, após anos de negociação. Depois foi a vez do encontro de cúpula de Foz de Iguaçu, cujos principais resultados foram o Plano de Consolidação da União Alfandegária e o Plano de Ação para o Estatuto da Cidadania do Mercosul.

Da redação, com Prensa Latina