PCdoB do Pilar realiza sua 1ª Conferência Municipal

Realizou-se na noite da última terça-feira, 21/06, a 1ª Conferência Municipal do PCdoB do Pilar, no Espaço Jovem situado na Chã do Pilar. Várias lideranças estiveram presentes na Conferência que marcou a fundação do Partido no Pilar, município produtor de petróleo e gás natural, situado na região da capital do Estado de Alagoas.

Alagoas

O grande espaço que sediou a Conferência estava lotado, com mais de cem participantes, mesmo com toda a chuva que caiu durante todo o dia e na própria noite daquela terça-feira. Com a presença de diversos membros da direção estadual do Partido, o PCdoB do Pilar realizou sua 1ª Conferência Municipal com a participação desse expressivo número de novos filiados, lideranças, trabalhadores e figuras progressistas da sociedade pilarense.

Professor Givanildo, que passou a assumir as tarefas de Organização no PCdoB municipal, compôs a mesa, formada pelos presidente estadual do Partido, Eduardo Bomfim, secretário Sindical e de Movimentos Sociais do PCdoB alagoano, Sinval Costa, secretário de Finanças estadual do Partido, Robson Câmara, membros ambos da Comissão Estadual de Organização, o ex-prefeito do município, Marçal Prado e o médico Flávio Loureiro, novos membros do PCdoB do Pilar, o atual vice-prefeito, Renato Rezende Filho, o Renatinho, Renato Rezende, Provedor do Hospital Nossa Senhora de Lourdes, e o professor Marco Antonio que passará a assumir a presidência do PCdoB no Pilar.

 

Passada a palavra ao presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim falou da boa situação por que passa o Brasil, em oposição à grave crise vivida na Europa. Destacou que o PCdoB quer que Alagoas se incorpore nesse processo de desenvolvimento no País de uma sociedade mais justa, mais democrática.

Eduardo Bomfim propôs fazer no Pilar com que as forças que querem lutar pelo desenvolvimento do município participem do PCdoB. Destacou que a direção estadual está construindo o partido em vários municípios, num crescimento com qualidade, defendendo um novo projeto de desenvolvimento para o País, com crescimento nos movimentos sociais, os movimentos da sociedade civil.

 

Eduardo Bomfim defendeu o fortalecimento do povo do Pilar, que a sociedade comece a vivenciar um novo momento de desenvolvimento, que sejam identificados quais são os problemas do município, que é fundamental permitir que a juventude se agregue, as mulheres, que é preciso ter vida participativa. Falou das organizações ligadas ao PCdoB, como a União da Juventude Socialista, a UJS, a Unegro, destacando a presença de seu coordenador estadual, Adriano.

Bomfim afirmou que o PCdoB é um partido diferenciado, com transparência, que defende um programa para Alagoas, com inclusão social. Com vistas às eleições municipais destacou a importância do estudo do programa do PCdoB, observando a realidade do Pilar.

Destacou ainda nem um partido pode construir Alagoas sozinho, acrescentando que os indicadores sociais do Estado são muito ruins e que Alagoas está num patamar entre os mais atrasados do Brasil.

Bomfim concluiu afirmando: “com estas lideranças que aqui estão, confio que vamos fazer um partido de massas, que o espírito que estão vendo aqui se fortaleça com o espírito de justiça social”.

Em seguida, tomou a palavra o ex-prefeito Marçal Prado, afirmando que deixou o PSDB em busca de honestidade, de bons propósitos – o trabalho, a dignidade, a honra. Afirmou que embora muito perseguido enquanto esteve à frente da Prefeitura do Pilar, fez muito pelo município e que agora seu filho é candidato, enquanto ele próprio é hoje um militante do PCdoB, partido que tem história de trabalho em todo o Brasil.

A seguir, Sinval saudou os trabalhadores do Partido, o mais antigo do Brasil em atividade, sempre presente na luta do povo brasileiro, destacando que o PCdoB está vivendo um processo de renovação no Estado de Alagoas.

O médico Renato Rezende destacou que sua área é a hospitalar, da Saúde, sempre com o propósito de fazer o melhor, afirmando que está engajado nesta luta.

O também médico Flávio Loureiro afirmou estar ligado ao município há dezesseis anos e que já se sente fazendo parte do Pilar. Destacou que hoje se reúnem com a preocupação com a geração de empregos, com a necessidade de uma escola profissionalizante para a ocupação da própria mão de obra local no Polo de Desenvolvimento do Pilar, lembrou a população de excluídos, a preocupação com o problema das drogas, e afirmou “vamos resolver aqui com uma organização política forte”. Destacou ainda a importância do programa da saúde da família e concluiu afirmando estar muito satisfeito com o lançamento desta semente de ideias.

Em seguida o vice-prefeito do Pilar, o Renatinho, afirmou que Pilar é uma cidade rica com um povo pobre, com muito a se fazer. Destacou que o PCdoB estará participando de um projeto que busca a melhoria da vida do povo do Pilar.

O secretário estadual de Finanças do PCdoB, Robson Câmara, enfatizou o processo de renovação por que passa o Partido e destacou a importância da contribuição dos filiados e militantes para a sustentação financeira das atividades do Partido.

Givanildo Pereira apresentou um quadro da situação do município do Pilar em que 54% de seus cerca de 33.000 habitantes são analfabetos ou analfabetos funcionais. Afirmou que tendo o município o 11º PIB no Estado, apresenta um IDH muito baixo, ficando na 33ª posição no Estado, com um índice de violência muito alto, sendo identificada hoje como a cidade mais violenta no Estado mais violento do País.

Givanildo, que assume a Secretaria de Organização do PCdoB no município, destacando que nem sempre crescimento tem a ver com desenvolvimento, lembrou que democracia não é só votar e afirmou que o Partido se propõe a estar junto do povo.

         Direção municipal eleita, com o presidente estadual do PCdoB, Eduardo Bomfim

Marco Antônio, que assume a presidência municipal do PCdoB no Pilar, professor assim como Givanildo, destacou a importância da Educação, com professores bem remunerados, e falou a respeito do trabalho que já desenvolvem no município com o curso pré-vestibular gratuito que já permitiu o acesso à Universidade Federal de Alagoas de muitos jovens. Destacou que muitos trabalhadores vêm de fora para a Petrobrás por falta de pessoal qualificado no município.

Marco Antônio falou ainda sobre o projeto político do Partido no Pilar, revelando que o PCdoB já conta com um grande número de pré-candidatos a vereadores para as eleições de 2012, quando o Partido deverá se apresentar com chapa própria.

Foram destacadas ainda as presenças de Josué, representando a Colônia de Pescadores do Pilar, e de Cecília Martins, representando a direção municipal do PCdoB de Maceió.

Em seguida os filiados votaram e elegeram os delegados do PCdoB do Pilar para a Conferência Estadual do Partido que será realizada em setembro, e sua direção municipal. O Comitê Municipal do PCdoB do Pilar eleito é formado pelos presidente, Marco Antônio, vice-presidente, Ernandes Omena, secretário de Organização, Givanildo Pereira, secretária de Finanças, Silvana Cavalcante, secretário Sindical, Agnaldo Correia, secretária da Mulher, Sueli Melo e secretário de Juventude, Cristiano Zaidan.

De Maceió, Selma Villela.