Sem categoria

Professores da Costa Rica convocam greve geral

Sindicatos ligados a educadores da Costa Rica convocaram uma greve geral para a próxima terça-feira (28) por conta da trimestralização do calendário escolar e do corte no orçamento do Ministério de Educação Pública.

A medida prevê que as nove semanas de férias dos docentes sejam feitas em três ciclos do período letivo. Dessa forma, o tempo de descanso continua o mesmo, o que muda é sua distribuição.

Segundo a Associação Nacional de Educadores (Ande), uma das organizadoras do protesto, "esta proposta aumenta a sobrecarga de trabalho" dos professores, o que provoca "cansaço, desgaste físico e mental". Para eles, as medidas "não representam um avanço de qualidade da educação".

Para a Associação de Professores do Ensino Secundário (APSE, na sigla em espanhol), a reforma não trás nenhum benefício concreto para o sistema educativo do país, "pelo contrário, agravaria os problemas já existentes em nossas escolas e colégios".

A respeito da diminuição do orçamento, as entidades descontentes consideram que a medida afetará itens sensíveis do sistema escolar, como a infra-estrutura e a contratação de novos professores.

Fonte: Ansa