Lucia solicita audiência para debater os perigos sobre ZFM

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) protocolou, nesta terça-feira (21/06), um requerimento solicitando a realização de uma audiência pública para debater os impactos da Lei de Informática e da convergência digital sobre o Pólo Industrial de Manaus (PIM).

A parlamentar quer que a sociedade tenha a oportunidade de aprofundar a discussão sobre os perigos que rondam o PIM, assunto que tem despertado debates calorosos por conta da Medida Provisória (MP) 354, que trata da produção de tablets no País.

“Solicitei a audiência para que a Câmara Municipal de Manaus possa se posicionar de forma correta e informada. Não podemos ficar no achismo. A Lei de Informática 10.176, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB/SP), foi uma das grandes responsáveis por causar perda de competitividade do PIM. Na covergência digital, corremos o risco de ter o parque industrial esvaziado. O Legislativo Municipal tem a responsabilidade de defender emprego e renda da população”, disse a vereadora.

“Fuxiqueiro”
Lucia Antony criticou, da tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o senador Demóstenes Torres (DEM/GO) acusando-o de agir como “fuxiqueiro” quando o parlamentar afirmou que tem escutado “boatos” no Senado de que há uma movimentação política para prejudicar a produção de televisores no Pólo Industrial de Manaus (PIM). Conforme matéria de um matutino local, durante sua passagem por Manaus, no início desta semana, Demóstenes Torres falou sobre “boatos que correm à solta no Senado” de uma mobilização política para alterar as leis que tratam da fabricação e montagem de televisores no País, afetando o segmento eletroeletrônico do PIM.

Para a parlamentar, o senador do DEM quer fazer “futricas” ao levantar suspeitas sobre o Governo Federal que estaria disposto a tomar medidas que vão trazer prejuízos a economia do Amazonas, estado que apoiou de forma efetiva a eleição da presidenta Dilma Rousseff. “Não há boatos coisa nenhuma. A convergência tecnológica precisa ser discutida com responsabilidade, não com fuxicos. É falta de postura um senador de outro estado vir fazer futrica no Amazonas”, declarou.

Oposição
Lucia Antony criticou também a declaração de Demóstenes Torres que afirmou ser “vergonhoso” que a bancada amazonense no Congresso Nacional não tenha uma voz opositora ao Governo Federal. A parlamentar lembrou que o bancada amazonense não precisa fazer oposição a um governo que tem ajudado a melhorar a qualidade de vida do povo do Amazonas.

“Não há necessidade de se fazer oposição a esse nível de governo. Não temos saudades do projeto neoliberal, das privatizações, do arrocho salarial e do desrespeito com a cidadania brasileira. Esse senador (Demóstenes) é de um partido (DEM, antigo PFL) que faz oposição a um projeto que vem dando certo no Brasil. Ele é de um partido que dirigiu esse País e levou o povo brasileiro a seus piores índices de desenvolvimento, desemprego e arrocho salarial, fazendo o povo brasileiro reagir, elegendo o presidente Lula e agora a presidenta Dilma”, destacou.

Lucia Antony defendeu a postura da senadora Vanessa Grazziotin e da bancada amazonense no Senado, salientando que a parlamentar comunista sempre lutou de forma incessante ao longo de sua trajetória política pelos interesses do Amazonas. “Tenho orgulho da atuação da senadora Vanessa Grazziotin que é da base de sustentação do governo Dilma e que tem ajudado esse governo a criar políticas públicas que estão transformando o Brasil para melhor”, enfatizou.

De Manaus,
Anwar Assi