Sem categoria

Ex-embaixador na China lança candidatura à Casa Branca

Jon Huntsman, ex-embaixador de Obama e ex-governador de Utah, no Oeste dos Estados Unidos, anunciou nesta terça (21) sua pré-candidatura à presidência pelo Partido Republicano nas eleições de novembro do próximo ano.

"A economia dos Estados Unidos é totalmente inaceitável", criticou Huntsman ao fazer seu anúncio formal na cidade de Nova York, diante da Estátua da Liberdade, mesmo local onde o ex-presidente Ronald Reagan lançou sua campanha presidencial.

Huntsman, de 51 anos, governou Utah, estado conservador do oeste dos Estados Unidos, de 2005 a 2009. Em 2008, foi reeleito com 78% dos votos, mas deixou o cargo porque foi nomeado embaixador em Pequim.

Entre o eleitorado republicano, Huntsman não goza da notoriedade de outros candidatos declarados ou possíveis, como o ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney.

No cenário da mesma disputa alinha-se também o ex-senador de Pensilvânia, Richard Santorum, que anunciou sua candidatura às primárias para "ganhar", segundo disse, no dia 13 de junho.

Outros candidatos do Partido Republicano à vaga na Casa Branca são o congressista texano Ronald Paul, o ex-presidente da Câmara de Representantes, Newton Gingrich, o ex-governador de Minnesota, Timothy Pawlenty, e a deputada deste último estado, Michelle Bachmann.

Redação com agências