Arruda Bastos confirma hospital regional no Maciço de Baturité

O secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, confirmou nesta quinta-feira, 16 de junho, em Mulungu, o projeto do Governo do Estado de construir o Hospital Regional do Maciço de Baturité, já anunciado pelo governador Cid Gomes.

Arruda Bastos

Com essa unidade, o Ceará ganhará cinco novos hospitais regionais de alta complexidade, incluindo o Hospital Regional do Cariri, já em funcionamento em Juazeiro do Norte, o Hospital Regional Norte, em conclusão em Sobral, o Hospital Regional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim, e o Hospital Metropolitano, no eixo do estádio Castelão, em Fortaleza.

Em Mulungu, Arruda Bastos participou da Conferência Municipal de Saúde. Apresentou os números do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará e falou da nova rede de assistência à saúde em construção pelo governo do Estado. No dia 19 de julho o Ceará concluirá a etapa municipal da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011. As 184 conferências municipais de saúde, que começaram a ser realizadas em 11 de maio, elegerão 1.496 delegados à etapa estadual. A VI Conferência Estadual de Saúde será realizada em Fortaleza, de 20 a 23 de setembro, e elegerá 120 delegados à etapa nacional.

Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde objetiva discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. Com o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a 14ª Conferência vai debater e aprovar em suas três etapas propostas sobre política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; participação da comunidade e controle social; e gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).

As datas de realização das conferências municipais estão disponíveis no site da 14ª Conferência Nacional de Saúde www.conselho.saude.gov.br/14cns. A página também publica o regimento e documento orientador para a realização de todas as etapas da conferência.

Fonte: Sesa