Vitória em eleições muito disputadas na UFAL

No fim da noite desta quinta-feira (09/06) oficializou-se a vitória da chapa encabeçada por Eurico Lôbo e Rachel Rocha à reitoria da Universidade Federal de Alagoas. A eleição foi realizada durante esta quarta-feira e reuniu alunos, professores e técnicos da Ufal que compõem um colégio eleitoral de cerca de 29 mil eleitores.

Eleições Reitoria UFAL

Finda-se mais uma eleição na Federal de Alagoas. Uma chapa vence, ganham todos os que colaboraram com a consolidação da democracia na UFAL:

A chapa encabeçada por Eurico Lôbo e Rachel Rocha derrotou, com percentual de 51,56%, as outras duas chapas, lideradas por Valéria Correia e Paulo Vanderlei, numa disputa marcada por tensão na campanha eleitoral. Eurico fazia parte da chapa da situação e é vice-reitor da atual gestora da Ufal, Ana Dayse Dórea.

Em entrevista ao portal “Tudo na Hora”, Eurico declarou que “o resultado ratifica o trabalho sério e competente que vem sendo realizado pela ainda reitora Ana Dayse Dória”. Emocionado, o novo reitor da Ufal agradeceu “o apoio dos professores, demais funcionários e estudantes da universidade”. A maior marca da gestão, levantada pela chapa vencedora, foi a expansão da Universidade, realizada através do programa REUNI do Governo Federal. O resultado em primeiro turno demonstra a aprovação e expectativa da comunidade acadêmica em avançar nesse projeto de expansão da UFAL por todo o estado.

A Diretora da UNE e Coordenadora Geral do DCE, Cláudia Petuba, que acompanhou todo o processo de eleição, declarou satisfação com o resultado e acrescentou: “o processo democrático não termina por aqui, vamos acompanhar o andamento da gestão e colaborar com o que for necessário para o crescimento da Universidade, inclusive colocando nossas reivindicações.”

               Turma da UJS com o prof. Pedro Nelson e o futuro Reitor, Eurico Lôbo

O Professor Pedro Nelson Bomfim, pró-reitor estudantil na atual gestão e membro do comitê estadual do PCdoB, destacou a importância da participação das várias forças políticas no processo eleitoral. “Houve em todas as chapas a participação e apoio de frentes e partidos políticos. Essa participação é saudável para a democracia na Universidade, pois fortalece a luta de ideias. O PCdoB apoiou acertadamente a candidatura de Eurico e Rachel e esse apoio foi fundamental para a vitória, em especial entre os estudantes.”

Em seu discurso após a vitória, o novo reitor destaca a importância da UFAL para o estado de Alagoas e finaliza: “A UFAL é uma só, não há uma Universidade do Interior e outra de Maceió. Somos uma só comunidade acadêmica e nossa gestão vai trabalhar com esse espírito de unidade. A UFAL é de todo o povo Alagoano!”

Eurico Lôbo obteve 40,36% dos votos dos estudantes, 66,33% dos votos dos docentes e 47,99% dos votos dos técnicos. O Próximo passo será o envio da lista tríplice ao Ministério da Educação, que fará a indicação do novo Reitor. Infelizmente a legislação atual ainda não determina a eleição direta pra Reitor nas Universidades Públicas, devendo, portanto, a comunidade acadêmica aguardar a última palavra, vinda do Governo Federal.

De Maceió, Mirelly Câmara no http://blogbaiaodedois.blogspot.com/