Sem categoria

Vasco é o campeão da Copa do Brasil 2011

Em jogo eletrizante e dramático, o Vasco conquistou na noite desta quarta-feira (8), em Curitiba, o seu primeiro título de campeão da Copa do Brasil. Foi uma conquista sofrida, vencida numa partida eletrizante, uma das decisões mais disputadas da história da competição.

Em dois jogos, o Vasco se impôs ao time paranaense, vencendo o primeiro em casa (1 a zero) e, mesmo perdendo em Curitiba, assegurou o título ao fazer dois gols no campo adversário. A partida terminou com o placar de 3 a 2 para os paranaenses. Mas quem comemorou foram os cariocas e a imensa torcida cruzmaltina em todo o país.

Após 90 minutos de muita emoção no jogo final, os vascaínos soltaram o grito de "o campeão voltou" da garganta, a plenos pulmões. O Vasco é o campeão da Copa do Brasil de 2011.

O craque Felipe exaltou o trabalho do técnico: “Ricardo Gomes entrou e nos deu muita confiança. Agora é comemorar com essa torcida maravilhosa e preparar para o Brasileiro e a Libertadores. Fico feliz de entrar mais uma vez para a história do Vasco”, comemorou.

O jogo

Com a vantagem conquistada em São Januário, o Vasco começou o jogo na retranca, explorando os contra-ataques.

A festa da torcida local e a pressão inicial do Coritiba receberam um balde de água fria logo aos 12 minutos. Diego Souza deu passe primoroso para Éder Luís, o melhor em campo, que foi à linha de fundo pela direita e cruzou rasteiro. Alecsandro apareceu no meio da área e completou para o gol, abrindo o placar para o Vasco.

Os torcedores paranaenses sentiram o golpe e se calaram, enquanto a torcida vascaína fazia sua festa. O jogo parecia sob controle para o time de Ricardo Gomes, mas aos 29 minutos o Coritiba chegou ao empate. Após levantamento na área, Jonas escorou de cabeça e Bill apareceu na pequena área para, também de cabeça, completar para o gol.

O Couto Pereira pegou fogo. O Vasco parecia satisfeito em ir para o intervalo com o empate em 1 a 1, mas aos 44 o time paranaense conseguiu a virada.

O segundo tempo começou tenso, com muitas faltas e discussões entre os jogadores. Recuado, o Vasco segurava o jogo e tentava gastar tempo. Quando atacou, foi mortal.

Eram 12 minutos quando Éder Luís ganhou da zaga e chutou de fora da área. A bola foi no meio do gol, mas a curva enganou o goleiro Édson Bastos. 2 a 2 no placar.

A partida continuou eletrizante. O Coritiba intensificou ainda mais a tática ofensiva. Aos 20 minutos, Willian soltou uma bomba de longe, a bola fez uma curva e entrou no ângulo. 3 a 2 para os locais, que voltavam precisar de mais um gol para ser conquistar o título.

O jogo ficou ainda mais dramático. Na base da raça, o Vasco se defendeu como pode das investidas do Coritiba. O Vasco ainda fez perigosos contra-ataques, quase empatando o jogo. O apito final veio como a redenção para jogadores e torcedores: Vasco campeão da Copa do Brasil de 2011.

Roberto Dinamite, um dos maiores craques de todos os tempos da gloriosa história do Vasco, conquista seu primeiro título como presidente do clube: “Este é o Vasco da Gama”, disse eufórico. Já Ricardo Gomes conquista seu título mais importante como técnico.

Com agências