SER III realiza semana de atividades de conscientização ambiental

A programação acontece entre os dias 6 e 9, na Lagoa de Porangabussu, Av. Mister Hull, e bairros Autran Nunes e Pici.

A população residente na área da Secretaria Executiva Regional III (SER III), em Fortaleza, vai participar de uma semana de atividades de conscientização ambiental. As ações acontecem de 6 a 9 deste mês, em locais como a Lagoa de Porangabussu, Av. Mister Hull, bairros Autran Nunes e Pici e na própria sede da Regional (Av. Jovita Feitosa 1264, Parquelândia).

Nesta segunda-feira (6) haverá plantio de mudas e blitz de educação ambiental na Mister Hull. Neste mesmo dia, na sede da Regional, terá início uma exposição sobre dengue e oficinas de reciclagem de lixo. No dia 7, também na Regional, servidores e comunidade em geral poderão realizar testes de glicemia, verificar a pressão arterial e receber vacinas contra a gripe.

Dia 8, os bairros Bela Vista e Autran Nunes serão integrados às ações. No primeiro, atividades de educação ambiental e combate à dengue serão desenvolvidos na igreja Nossa Senhora da Penha. Já no segundo bairro, uma parceria com um circo vai proporcionar uma maneira diferente de passar informações sobre o meio ambiente e as formas de prevenção à dengue.

A Lagoa de Porangabussu foi escolhida para o encerramento das atividades. Durante todo o dia 9 haverá ações educativas em meio ambiente, apresentações artísticas, teatro de bonecos, salão de jogos, emissão de documentos e serviços de saúde.

Ações ambientais são destaque na região oeste

Programa de educação ambiental, fiscalização permanente para coibir crimes ambientais, preocupação com os recursos hídricos da região e o destino correto do lixo estão entre as prioridades da SER III. É o que garante o diretor do Distrito de Meio Ambiente da Secretaria, o economista Antônio Soares. "Nas datas de referências, como no momento em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, procuramos intensificar as ações com uma programação mais ostensiva tendo como objetivo elevar a consciência das pessoas sobre o assunto. Na semana que vai de 6 a 9 de junho, às atividades estão voltadas mais para as comunidades com a realização de palestras, filmes e oficinas de reciclagem sobre o lixo, resíduo sólidos e preservação dos recursos hídricos e áreas verdes da região", enumera

Soares destaca os maiores problemas que a área ambiental enfrenta na Regional. "Temos problemas com lixo colocado indevidamente em logradouro público como avenidas, áreas verdes, ocupação irregular de passeio, terrenos baldios e calçadas irregulares. Infelizmente esses não são problemas novos e quase todas as cidades convivem com eles". Soares destaca também que o setor coordenado por ele "vem fazendo um esforço muito grande para combater a problemática com a realização de blitz, com notificações, aplicações de multas e apreensões de objetos. Além disso, desenvolvemos um intenso e permanente trabalho de conscientização junto às comunidades, escolas e servidores da Prefeitura", informa.

Mais dois ecopontos

O dirigente da Prefeitura também anunciou a criação de dois ecopontos na área da SER III. Para ele, "os equipamentos vão contribuir para resolver o destino dos resíduos sólidos perigosos como pilhas e baterias e ainda receber os entulhos de pequenas construções, que se transformaram num dos maiores problemas ambientais da cidade e outros materiais como poda de árvores, objetos volumosos como sofá, geladeira velha que hoje são jogados na rua e em locais impróprios". Sobre a localização dos ecopontos, Soares diz que o primeiro será no bairro da Bela Vista e o segundo entre o Pici e o bairro do Jóquei Clube, provavelmente até o final de junho.

Atualmente existe somente um ecoponto em funcionamento na cidade, no bairro da Varjota (SER II).

Fonte: Sítio do Bairro Ellery com informações da SER III