Sem categoria

Vice-presidente chinês destaca relações com Cuba

Os vínculos entre a China e Cuba têm superado as vicissitudes da situação internacional e ambos os povos têm demonstrado compreensão mútua, apoio e ajuda, destacou o vice-presidente do país asiático, Xi Jinping.

Em uma declaração escrita na véspera de sua chegada a Cuba, onde foi recebido neste domingo (5) pelo vice-presidente cubano Esteban Lazo, Xi adiantou que durante sua visita à ilha pretende incrementar a amizade e aprofundar a cooperação.

Convencido do pleno êxito da visita, afirmou, estou na expectativa de reunir-me com o presidente Raúl Castro e outros dirigentes para realizar um profundo intercâmbio de opiniões sobre as relações bilaterais e os temas internacionais e regionais de interesse comum.

O visitante expressou uma vez mais calorosas felicitações em nome do Partido Comunista e do governo da China pelo desenvolvimento em abril passado do 6º Congresso dos comunistas cubanos.

Manifestou que essa reunião marcou o rumo para o futuro desenvolvimento da ilha e desejou ao povo cubano a conquista incessante de maiores êxitos na construção do socialismo.

Cuba é um importante país na América Latina e Caribe, e foi o primeiro desta região a estabelecer relações diplomáticas com a nova China há 51 anos, recordou.

Enfatizou que durante mais de meio século o povo cubano, sob a condução do Partido Comunista e do governo, tem-se empenhado em seguir um caminho de desenvolvimento apropriado às condições nacionais.

Cuba e China levam adiante importantes projetos de cooperação em setores de interesse comum como as telecomunicações, o transporte, a biotecnologia e a energia.

Fonte: Prensa Latina