Sem categoria

Adulado pelo PT, Chalita fala como pré-candidato e critica Kassab

Com o apoio aberto do PT, o deputado federal Gabriel Chalita foi lançado pré-candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo, num movimentado arquitetado pelo vice-presidente da República, Michel Temer, para aumentar o cacife do partido no maior colégio eleitoral do País.

Em evento na Assembleia Legislativa de São Paulo, na manhã deste sábado (4), líderes peemedebistas enalteceram a força da legenda, que mantém uma disputa por espaço com o PT na composição do governo federal.

A candidatura de Chalita, no entanto, é bem vista por setores petistas que veem nele uma possibilidade de rachar o eleitorado tucano no estado. “Estou aqui para impedir que declarem apoio a Chalita e lancem o PT como vice”, brincou um líder petista sobre integrantes do partido apoiadores da candidatura de Chalita. O ingresso do deputado no PMDB contou com o apoio da maior parte da cúpula petista, que mede forças com o prefeito Gilberto Kassab (PSD).

Mais de 500 pessoas participaram do evento. Além de Temer, estavam presentes a vice-prefeita, Alda Marco Antonio (PMDB) e o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, além de representantes de outros partidos, como o líder do governo na Câmara, deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o presidente do diretório municipal do DEM, Alexandre Moraes, desafeto de Kassab.

O evento em São Paulo contou uma série de lideranças do partido, como o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, além de representantes de outros partidos, como o líder do governo na Câmara, o deputado federal Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o presidente do diretório municipal do DEM, Alexandre Moraes, desafeto de Kassab.

Mesmo ausente, Kassab esteve no centro da festa. Ele tentou costurar o apoio do PMDB à sua sucessão, mas foi atropelado pelo grupo de Temer, que tomou o controle do partido em São Paulo com a morte do ex-governador Orestes Quércia, em dezembro passado. Chalita, segundo deputado mais votado do Estado, filiou-se ao PMDB com a promessa de disputar a prefeitura paulistana.

No evento, o parlamentar discursou já como pré-candidato e criticou Kassab. Para Chalita, faltam projetos à atual administração para resolver os grandes problemas da capital paulista, como o trânsito. "Muitas vezes, você não consegue resolver imediatamente os problemas, mas há projetos para isso. A gente não consegue perceber projetos que aumentem os corredores de ônibus ou uma parceria mais efetiva com o Metrô", declarou.

Segundo o parlamentar, São Paulo é uma cidade com grandes problemas, e as soluções não estão sendo encontradas pela atual administração. "Sobre a gestão do prefeito Kassab, o povo não vem aprovando", sentenciou.

Como exemplo da demora para resolver os problemas essenciais da capital paulista, Chalita citou a evolução da extensão do metrô de São Paulo e da Cidade do México, que iniciaram a construção da malha metroviária na década de 1970. Hoje, segundo o político, "São Paulo tem 70 quilômetros de metrô e a Cidade do México, 200". Daí a necessidade, segundo ele, de "uma liderança na Prefeitura de São Paulo para olhar os graves problemas da cidade, unindo os governos municipal, estadual e o federal para minimizar esses problemas".

Chalita disse estar 100% seguro de que será o candidato do PMDB nas eleições de 2012, afastando a hipótese de que o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, seja o candidato do partido. "O Skaf irá nos ajudar com a sua experiência e seu conhecimento na geração de empregos.” Apesar de Temer ter dado essa garantia a Chalita, o presidente da Fiesp afirma que ainda não há decisão sobre quem será o candidato do PMDB.

Da Redação, com agências