Dr Ricardo apresenta propostas ao Secretário de Segurança

Na tarde desta quarta-feira, dia 25 de maio, o vereador Dr. Ricardo Vieira (PCdoB) se reuniu com o coronel Fernando Rodrigues de Menezes, Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, e com outros representantes do Fórum Social do Saco Grande para debater segurança pública na região.

No encontro foram tratadas questões referentes à segurança pública e qualidade de vida dos moradores diante da realidade da comunidade e a dificuldade do Poder Público em garantir os direitos básicos assegurados pela Constituição Federal.

O vereador juntamente com demais representantes do Fórum entregaram ofício ao secretário descrevendo a realidade local: elevado adensamento e ocupação desordenada das encostas com formação de núcleos populacionais próximos as fontes naturais de águas (cachoeiras); impacto da implantação dos conjuntos habitacionais do Monte Verde, Parque da Figueira, e finalmente o Vila Cachoeira, em 2001, para onde foram removidas 205 famílias; implantação de vários empreendimentos na região, tais como o Floripa Shopping, a instalação do Centro Administrativo do Governo do Estado, a expansão do comércio na extensão da rodovia SC 401.

Segundo o documento apresentado, as promessas de melhorias na infra-estrutura com a construção de novos empreendimentos, até o momento não foram cumpridas. “Vale salientar que já houve manifestação da CASAN reconhecendo que o sistema de abastecimento de água no bairro Saco Grande está no limite de atendimento e até o momento desconhecemos qualquer ação que modifique esta situação, sem mencionar outros aspectos como sistema viário e tratamento de esgoto”.

O perfil das famílias, de acordo com avaliação feita no Fórum Social do Saco Grande, com participação de mais de onze entidades, (associações de moradores, posto de saúde, escolas entre outras), é de que, oriundas de áreas de ocupação irregular e socialmente degradadas, expressa uma realidade em que se destaca: a baixa escolaridade e desqualificação profissional, desemprego, subemprego, baixo poder aquisitivo, deficiência alimentar e desnutrição entre outros problemas de saúde.

“É preocupante a crescente marginalização dos jovens e adultos, o incremento do uso e tráfico de drogas, o alcoolismo entre homens e mulheres, a deteriorização das relações familiares e a violências de toda ordem, em especial contra mulheres e crianças”, afirmam representantes do Fórum.

Para o vereador Dr. Ricardo Vieira (PCdoB), integrante do Fórum, é necessário que a sociedade, o poder público e a mídia pensem e abordem os problemas vividos pela comunidade de modo a enfrentá-los sistemicamente, na perspectiva de médio e longo prazo, com a finalidade de apontar soluções reais.

Para tanto, o Fórum Social do Saco Grande propõe as seguintes obras e investimentos para o local:

1. Instalação na região, de uma Delegacia da Polícia Militar e Civil;

2. Garantia de efetivo para atender a região;

3. A construção da praça de esportes, bem como a ampliação da sede do COMOSG (Conselho dos Moradores do Saco Grande);

4. Reforma e investimento em projetos no Centro de capacitação Profissional do Conjunto Habitacional Vila Cachoeira;

5. Reconstrução e investimentos em projetos sociais na sede da AMPAF (Associação de Moradores do Parque da Figueira);

6. Reforma e ampliação, com construção de ginásio completo no Colégio Estadual Professora Laura Lima;

7. Instalação e monitoramento de câmeras de vigilância em frente ás instituições públicas e locais de grande movimento na região;

8. Revitalização da Praça do Bairro João Paulo (hoje na dependência da construção de galeria) em frente à escola José do Valle Pereira.

Diante dos apontamentos relacionados a segurança pública levantados pelo Fórum, o secretário adjunto, coronel Fernando Rodrigues de Menezes, explicitou a dificuldade do Governo do Estado em garantir o efetivo policial na região. “O efetivo da Polícia Militar deveria trabalhar com 20.308 homens no Estado, contudo, estamos com aproximadamente 12 mil”. O coronel afirmou que, até meio do ano que vem cerca de mais 1.600 policiais estarão nas ruas por todo o Estado, porém, baixas por aposentadoria devem criar novo déficit. A comunidade entrará em contato com o coronel João Henrique, responsável pela 1ª região da PM, para solicitar maior cobertura policial na região.

Quanto às instalações de câmeras de vigilância, tão solicitada pela comunidade, o secretário informou que nos próximos 120 dias a região do distrito de Santo Antônio receberá as instalações, contudo, ainda não há projetos para o Saco Grande. “Estamos em tratativas, via LDO, para garantir que a região do Saco Grande seja contemplada na próxima leva”, afirma o vereador Dr. Ricardo.

Centro administrativo

A comunidade do Saco Grande demonstrou no documento a preocupação no que se refere à ampliação do Centro Administrativo, a implantação de novos equipamentos, tal como a Secretaria de Segurança Pública, sem nenhum estudo de viabilidade e impacto na região.

“Com a presença de sua sede administrativa na região, o governo do Estado deve assumir sua inserção e responsabilidade, pois até o momento tem ignorado uma realidade tão próxima, colocando-se de costas para o bairro”, afirmam os representantes do Fórum.

de Florianópolis,
Carol Concado