Comissão do Senado deve visitar área de conflito na Amazônia

O Senado deve instituir uma comissão externa composta por três senadores para visitar as regiões de conflitos agrários na divisa dos Estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará, onde foram assassinatos recentemente quatro agricultores que lutavam contra a extração ilegal de madeira. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), autora da proposta, conversou sobre o assunto nesta segunda (30) com o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), que apoiou a ideia.

A senadora já apresentou requerimento para avaliação no plenário da Casa. Nesta segunda (30), ela fez um discurso lamentando a morte de Adelino Ramos, líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), morto a tiros na última sexta (27) em Vista Alegre do Abunã, em Rondônia.

A senadora lembrou que ele foi um sobrevivente de Corumbiara (RO), em 1995, quando 13 agricultores foram assassinados. “Quero dizer que, além de um sindicalista, além de um líder do movimento, ele era filiado ao meu Partido, o PCdoB. Um companheiro que vivia numa região difícil, muito difícil, que é o sul do Amazonas, divisa com os Estados do Acre e de Rondônia”.

Também fez referência ao assassinato em Nova Ipixuna, no Sudeste do Pará, do casal de extrativista José Cláudio Ribeiro e sua mulher Maria do Espírito Santo e Eremilton Pereira dos Santos, que seria testemunha do episódio.

“O Senado não pode se omitir diante desse quadro assustador de violência, impondo a criação de uma comissão de senadores para verificar in loco a situação em que ocorreu esses crimes bárbaros, bem como sugerir medidas que possam inibir a violência naquela região”, defendeu a parlamentar.

Da Assessoria de Comunicação da Senadora Vanessa