PCdoB: Encontro estadual prepara partido para as eleições de 2012

Com o objetivo de abrir o processo de conferências municipais para iniciar as discussões sobre o projeto eleitoral de 2012 em cada cidade, o PCdoB/CE realiza neste sábado (28/05) o 1º Encontro Cearense sobre Questões de Partido. Com o tema “O Brasil precisa de um PCdoB mais forte, amplo e influente em cada município”, os comunistas debaterão a importância do fortalecimento das bases para uma maior afirmação do Partido no Ceará e no Brasil.

1º Encontro Cearense sobre Questões de Partido

O presidente estadual do PCdoB, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), avalia que este encontro será a arrancada inicial para discutir as eleições de 2012. “Após a reunião do Comitê Estadual, realizada em fevereiro deste ano, quando decidimos lançar candidaturas próprias nas diversas cidades do Ceará, este será o primeiro encontro com prefeitos, vereadores e lideranças municipais para aprofundarmos o debate”, reforça.

Questões centrais

O dirigente comunista ressalta que durante o encontro serão debatidas três questões centrais. Uma delas é a construção de um projeto ousado dos comunistas em cada município . “Nas últimas eleições municipais de 2008 elegemos 5 prefeitos e 56 vereadores. Nossa expectativa para 2012 é dobrar o número de Prefeituras e eleger entre 80 e 100 vereadores”, projeta Patinhas.

A segunda questão que será abordada neste sábado é a intensificação da campanha de filiação nos municípios. “Buscaremos trazer para nossa legenda nomes que tenham credibilidade e condições de disputar cargos nas cidades”, avalia Carlos Augusto.

Apoiar uma reforma política democrática e fomentar este debate nas cidades será o terceiro ponto que a Direção Estadual do PCdoB irá encaminhar junto aos Comitês Municipais. “Defendemos uma reforma política que permita avanços da democracia no país como a lista pré-ordenada, financiamento público de campanha e a manutenção da coligação proporcional”, enumera Patinhas. Segundo o dirigente comunista, retirar a opção de coligação proporcional seria uma atitude que só favoreceria os grandes partidos. “Queremos impedir o retrocesso no quadro político brasileiro. O Brasil precisa consolidar sua democracia. Com 89 anos de história, nosso partido sofreu muita perseguição, portanto, sabemos o quanto é importante a liberdade política. Defendemos a democracia e o direito de representação de todos os segmentos sociais através de seus partidos, por menor que sejam”, reforça.

Fortalecer os Comitês Municipais

Contando com cerca de 120 Comitês Municipais em todas as regiões do Ceará, o PCdoB irá iniciar a discussão dos projetos específicos de cada cidade para as próximas eleições. O processo de Conferências Municipais é o momento onde se fará a construção do projeto político partidário para cada municipal. E é nesse Encontro Cearense sobre Questões de Partido que o debate se voltará especialmente para a importância da atuação e enraizamento dos Comitês nas cidades.

Na atual fase de expansão do PCdoB é crescente a responsabilidade dos Comitês Municipais, em particular nas grandes cidades. A orientação da direção nacional do Partido é que os Estados reforcem o apoio às bases nas cidades.

Viviane Rodrigues, membro da Direção Estadual do PCdoB e responsável pelo Departamento Estadual de Quadros, ressalta que, apesar de já iniciar o projeto eleitoral de cada município, o encontro terá como pauta central as questões do Partido e seu fortalecimento. “Um PCdoB forte no Brasil pressupõe um Partido forte e atuante em cada município. É na ponta do novelo, nas cidades, nas bases, onde o povo se organiza e constrói sua demanda. O PCdoB precisa estar enraizado e forte, exercendo influência junto às massas, nas administrações, nos parlamentos, nas entidades sociais e no debate de ideias”.

A dirigente ressalta ainda que não há Partido forte sem organização. “Para a construção de um PCdoB forte, deveremos estar apoiados no tripé: quadros, pauta política e agenda”, enumera. Segundo Viviane, não é suficiente apenas quadros comprometidos. É preciso ter uma pauta política que identifique o Partido nas cidades e uma agenda com atividades regulares. “Um está apoiado no outro. Os três são fundamentais para o fortalecimento do PCdoB”, reforça.

Será durante o processo de conferências municipais, que acontecerão até o dia 17 de setembro, que se dará a construção coletiva do projeto eleitoral para as cidades cearenses; a elaboração de um projeto de participação em sindicatos, associações, grêmios e demais espaços dos movimentos sociais e a eleição das novas direções municipais para o biênio 2011-2013. Na plenária final da 20ª Conferência Estadual do PCdoB, que acontecerá nos dias 1º e 02 de outubro, será realizada a eleição do novo Comitê Estadual do PCdoB no Ceará.

Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização do PCdoB, estará em Fortaleza para participar do encontro do próximo sábado. Também participarão dos debates Carlos Augusto Diógenes Pinheiro, Presidente do Comitê Estadual; Abel Rodrigues Avelar, Secretário Estadual de Organização; Senador Inácio Arruda; os Deputados Federais Chico Lopes e João Ananias; o Deputado Estadual Lula Morais; além de prefeito, vices, vereadores, membros do Comitê Estadual, Presidentes e Secretários de Organização dos Comitês municipais cearenses.

Serviço

1º Encontro Cearense sobre Questões de Partido
Tema: “O Brasil precisa de um PCdoB mais forte, amplo e influente em cada município”

Data: Sábado (28/05)
Hora: das 9h às 18h
Local: Casa Amarela Eusélio Oliveira (Avenida da Universidade, 2591 – Benfica)


De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:
Divulgadas as normas da 20ª Conferência Estadual do PCdoB/CE