Lucia Antony pede união para preservar ZFM na produção de tablets

A vereadora Lucia Antony (PCdoB) criticou, nesta quarta-feira (25/05), a publicação da Medida Provisória 534, que tira a competitividade de Manaus na produção de computadores tipo tablet, afetando a geração de emprego e renda no Amazonas. Ela culpou a Lei de Informática que foi aprovada pelo governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (1994 a 2002), cujo lider era o ex-senador amazonense Arthur Neto (PSDB), pela perda de competitividade do Pólo Industrial de Manaus (PIM).

“Precisamos ter os pés no chão, enxergar com os olhos da verdade que no governo FHC, a Zona Franca de Manaus perdeu e muito. No início do governo FHC, a Zona Franca de Manaus tinha mais de 100 mil empregos, mas no final ficou com menos de 60 mil. A Lei de Informática foi uma das responsável por essa realidade”, salientou.

Lucia Antony pediu a união dos membros da bancada federal, independentemente da filiação partidária, para garantir os benefícios para a produção dos tablets em Manaus. Ela lembrou que o seu partido, o PCdoB, mesmo tendo uma bancada pequena, vai se posicionar contra a MP 534, chegando a ler trecho do discurso que a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) fez, na tribuna do Senado, defendendo a Zona Franca de Manaus. “Precisamos discutir esse assunto com responsabilidade. A bancada precisa estar unida. O governador Omar Aziz já viajou a Brasília para que haja uma pressão maior de nossa bancada no Congresso Nacional”, falou.

Ameaças rotineiras
Nos oito anos de governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, poucas eram as reuniões realizadas pelo Conselho de Administração da Suframa (CAS), órgão responsável em aprovar a instalação de novas fábricas no Estado. Não bastasse isso, em 1999, com a aprovação da Lei de Informática, eles fizeram com que o Amazonas perdesse fábricas de computador, celular e monitor de vídeo. Desde que esteve no Governo, FHC e seus aliados sempre impediram a prorrogação da Zona Franca de Manaus.

Com a eleição de Lula, a história mudou. O CAS passou a se reunir com frequência, novos projetos foram aprovados resultando na contratação de milhares de trabalhadores.
A prorrogação dos incentivos da Zona Francade Manaus tornou-se uma realidade em 2003. “Com o apoio do presidente Lula, a então deputada e hoje senadora Vanessa Grazziotin apresentou um destaque de votação à reforma tributária que resultou na prorrogação dos incentivos até 2023. Já em 2008, ela aprovou outra emenda estendendo o prazo para 2033”, disse a vereadora Lucia Antony.

De Manaus,
Anwar Assi