Encontro debate os desafios da Comunicação para o PCdoB Minas

Comunicadores, dirigentes, parlamentares, militantes e amigos do PCdoB se reuniram no sábado (20) no Encontro Estadual de Comunicação. O evento aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a presença do secretario Nacional de Comunicação e editor do Vermelho, José Reinaldo de Carvalho, que apresentou os pontos de conjuntura e a comunicação partidária.

Encontro de COmunicação PCdoB Minas - Pedro Leão

O debate analisou as novidades apresentadas no atual cenário político e a ação da comunicação do PCdoB. Na primeira parte, Carvalho apresentou uma síntese sobre os últimos acontecimentos no mundo e no Brasil. Deu destaque para as rebeliões que tomaram conta do Oriente Médio e Norte da África. “Os acontecimentos que chamam hoje e atenção do mundo começaram há mais de 10 anos, com a invasão do Afeganistão e Iraque. São fatos novos dentro de um contexto que já vinha em desenvolvimento.”

Segundo José Reinaldo, as populações destas regiões, notadamente os jovens, estão se rebelando contra a dominação imperialista, como nos casos da Tunísia e Egito, que eram duas ditaduras pró-Estados Unidos. Os ianques, considerando inevitável aquela luta democrática, aceitaram as transformações e estão tentando se adaptar a nova realidade. São situações não acabadas.

“Os EUA aproveitam-se da situação para enfrentar adversários, como Kadhafi na Líbia, e o método escolhido foi fazer uma guerra. Como estão preparando o ambiente para uma guerra contra a Síria e o Irã”, analisou o comunista. O dirigente deu destaque também às mobilizações dos trabalhadores e da juventude na Europa. “Dizem que a luta de classes acabou, mas estamos vendo que as principais ações dos governos é descarregar as conseqüências da crise para os trabalhadores e esses estão se rebelando nas ruas. Houve fortíssimas reações. Greves nesses países e agora movimentos como esse da Espanha, que se chama de nova Revolução Espanhola”.

Situação nacional

Analisando a situação nacional, Reinaldo considerou que cinco meses de Dilma, é um período curto para tirar consequência do rumo do governo. “A principal característica é que uma continuidade do governo Lula. É um governo democrático, que abre espaço para os movimentos sociais. Democrático, respeita as instituições”.

Para ele, os comunistas estão no governo para ajudar a fazer as mudanças que o Brasil precisa. “O governo Lula deu um passo para mudar o Brasil e o governo da Dilma dará sequência nesse caminho. Lutamos para o país fazer as reformas estruturais. Não temos a expectativa que tudo será feito por esse governo, mas podemos abrir caminho para as mudanças que o Brasil precisa.”

“O papel do partido é incentivar a mobilização dos movimentos. Precisamos dar novos passos para rearticular a esquerda. Mobilização social e articulação de esquerda. Nos aproximarmos para a construção de um novo Brasil. Nesse sentido, nosso partido nunca vai arrear a bandeira do socialismo”, concluiu o dirigente.

Debate

Aberta a parte dos debates, a primeira a falar foi a recém eleita presidente do Sindicato dos Jornalistas, Eneida Costa. Para ela, o grande desafio que está posto para o novo governo e seus defensores é consolidar a República, fortalecendo as instituições e tratando os graves problemas sociais.

Já o deputado estadual Carlin Moura, que fez uma análise da conjuntura estadual, apontou contradições entre o projeto do senador Aécio Neves em se viabilizar como candidato a presidente da República e os interesses dos que estão hoje a frente do governo do estado. “Essa contradição, aliada ao fato do crescimento da oposição dentro da Assembleia, tem criado uma situação de impasse, que paralisa essa Casa há algumas semanas”.

Comunicação em foco

Na segunda parte do debate, José Reinaldo apresentou as conclusões do seminário de comunicação também apresentadas no Encontro Nacional de questões de Partido. “A comunicação tem que ser vista como um setor estratégico e prioritária na vida do partido. Não é uma tarefa individual, a atividade de comunicação tem a ver com o conjunto do partido. A comunicação é a responsável por ser a porta-voz do partido em suas decisões. Uma atividade, portanto, estratégica.”

Para Carvalho, a comunicação joga um papel organizativo grande e quanto mais o partido cresce, mas a necessidade de intensificarmos nossa ação na comunicação. “Precisamos de mais ideologia, com novas formas, novas ferramentas. A comunicação do PCdoB é uma comunicação ideológica, e apresentar nossa ideologia é divulgar o nosso programa socialista.”

Outra tarefa apresentada pelo secretário de comunicação é como nos apropriarmos bem dos veículos de comunicação do partido. Citou em detalhes os trabalhos que estão sendo realizados com os dois principais, o Portal Vermelho e Classe Operária. “São os dois instrumentos da imprensa operária, mas acessível ao contato com o povo. Quem quiser conhecer a opinião do PCdoB sobre qualquer assunto é só ir ao Portal Vermelho. Divulgar o Portal Vermelho é uma tarefa de todos, porque se os filiados acessarem o Vermelho estarão bem informados e estarão em dia com as opiniões do partido”.

Carvalho falou também da atenção que está sendo dada aos Programas de Rádio e TV, que são instrumentos que falam com dezenas de milhares de pessoas. A orientação que o partido tem dado é de profissionalizar o programa primando para a qualidade técnica.”

Minas

Depois de José Reinaldo, foi a vez do secretário de comunicação do PCdoB Minas, Kerison Lopes, fazer um balanço da comunicação do PCdoB no estado e apresentar as perspectivas para o próximo período.

Segundo Lopes, nesses anos conseguiu-se profissionalizar mais as ações da comunicação em todas as suas ferramentas, como o caderno do Vermelho Minas e nos programas de TV e rádio. A distribuição do jornal Classe Operária tem sido feito de forma irregular, apresentando dificuldades em períodos eleitorais. Para ele, o grande desafio no estado é ganhar o conjunto partidário para a importância da comunicação. “A distribuição da Classe, por exemplo, não é uma tarefa da comunicação, tem que ser feita em conjunto com outras secretarias, como a organização, pois é a forma que temos de dar vida ao partido, ativar o Partido militante.”

Kerison levantou a necessidade do partido se apropriar mais das novas mídias, concentradas na Internet. “Isso tem a ver com as novas formas de lutas, essas redes sociais servem para divulgar idéias, mobilizar pessoas, organizar rebeliões. O partido tem que estimular a organização dessas pessoas interessadas e atuantes nesse novo fenômeno.”

O dirigente informou que militantes comunistas estão contribuindo na organização do primeiro Encontro de Blogueiros Progressistas de Minas, que acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, em Belo Horizonte. Kerison encerrou sua intervenção apontando como principal desafio da comunicação do PCdoB Minas para o próximo período debater a importância da frente nas Conferências Municipais e na Estadual. “Temos que ter dirigentes destacados para a Secretaria de Comunicação em todos os municípios onde o partido exista. Alem disso, ganhar o conjunto partidário para a importância de se investir nessa frente”.

Para a secretária de comunicação do PCdoB de Belo Horizonte, Bernadete Prado, Minas enfrenta um problema com a liberdade de expressão, pois a mídia é muito blindada pelo governo estadual. Ela levantou a necessidade de se investir na comunicação alternativa, principalmente na Internet. “Temos que conseguir implementar o núcleo estadual do Instituto Barão de Itararé.”

Bernadete fez uma análise dos desafios de se trabalhar em conjunto a tarefa da comunicação dentro do partido. “Algumas tarefas são feitas em conjunto com a organização, como a distribuição do jornal A Classe Operária”.

Da redação do Vermelho Minas