PCdoB-Rio realizará fórum de comunidades, favelas e periferias

Na próxima quarta (25), o PCdoB-Rio realizará o Fórum de comunidades, favelas e periferias para debater a cidade partida. O evento é uma iniciativa do Comitê Municipal em conjunto com lideranças comunitárias. Integrantes de mais de 30 comunidades já confirmaram presença.

As reuniões preparatórias já acontecem desde o início de abril. Diversas comunidades devem participar: Rocinha, Chapéu Mangueira, Complexo do Alemão, Santa Marta, Maré, Pavão, Pavãozinho, Acari, Paula Mattos, Tabajaras, Jacarezinho, Vidigal, Vila Canoas, Parque da Cidade, Morro dos Macacos, Favela do Anil, Rio das Pedras, Borel, Vila Autódromo e Querosene, além da Faferj (Federação das Associações de Moradores de Favelas do Estado do Rio de Janeiro) e FAF-Rio (Federação Municipal das Associações de Favelas do Rio de Janeiro)

Os principais temas em debate serão: A cidade partida com o emprego de caveirões, violência do Estado, remoções, desrespeito ao morador de rua, criminalização dos movimentos sociais e remoções de moradores sem negociação.

O fórum vai debater e defender:

Segurança Pública: implantação de UPPs em todas as comunidades e favelas e, onde não for possível, a construção de um Posto de Polícia Comunitária, como extensão da UPP.

Saúde: Saúde da Família, contratação de Agentes Comunitários de Saúde, assistência a usuários de drogas e DST/AIDS.

Educação: implantação do projeto Escolas do Amanhã com ensino integral, construção de creches e escolas técnicas.

Meio Ambiente: implantar o projeto gari comunitário e guardião dos rios em todas as favelas, construir parques ecológicos e áreas de lazer.

Urbanismo: continuidade das obras do PAC1 e levar o PAC2 para todas as comunidades e favelas, legislação fundiária, saneamento básico e água tratada.

Juventude: criação de oportunidades para o 1° emprego e centros para jovens de 14 aos 24 anos.

Cultura: implantar a biblioteca parque do Programa Mais Cultura em todas as favelas, incentivar a prática do teatro e as manifestações culturais.

Esporte: construir centros esportivos, implantar o Programa Segundo Tempo, o projeto Suderj em Forma e outros nas favelas para o incentivo à prática esportiva.

O fórum acontecerá na sede do PCdoB-Rio (Praça Tiradentes, 10/29° andar, Centro), às 18h.