CEO regional do Crato amplia número de atendimentos

O número de atendimentos realizados no Centro de Especialidades Odontológicas regional do Crato supera ano a ano. Em alguns serviços a quantidade de atendimentos quase dobrou em 2010 em relação a 2009.

É o caso das próteses dentárias. No ano passado 1.805 pessoas receberam próteses. "A grande maioria não teria condições financeiras para pagar pelos custos do serviço na rede privada", afirma o diretor da unidade, Wálter Brito. Segundo informou, uma prótese dentária custa, em média, mil Reais nas clínicas particulares.

É com o objetivo de garantir o acesso aos serviços especializados em saúde bucal na rede pública, sem custos para os pacientes e na própria região, que o governo do Estado inaugurou sete CEOs regionais. Além do Crato, inaugurado em 2008, estão funcionando os CEOs regionais de Russas, Ubajara, Baturité, Juazeiro do Norte, Sobral e Acaraú. Está construindo mais 11 unidades. Dessas 11, cinco já serão inaugurados nos próximos meses de junho e julho em Brejo Santo, Maracanaú, Crateús, Itapipoca, Cascavel.

Além de próteses dentárias, os CEOs regionais realizam serviços de periodontia, exodontia, endodontia, ortodontia. Em ortodontia, o CEO regional do Crato também superou em 2010 o total de aparelhos instalados em 2009. Foram 707 aparelhos ortodônticos implantados no ano passado. Em 2009, menos: 682. Os pacientes das unidades são encaminhados pelos municípios das regionais através da central de regulação.

Os 18 CEOs regionais fazem parte do Programa de Expansão e Melhoria da Assistência Especializada à Saúde do Estado, que inclui ainda 21 policlínicas regionais, com três já inauguradas, e 3 hospitais regionais no interior do Estado: o Hospital Regional do Cariri, o Hospital Regional Norte, que fica pronto até o final deste ano, e o Hospital Ragional do Sertão Central, que será construído em Quixeramobim.

Fonte: Sesa