PCdoB-PA debate os rumos do movimento sindical no estado

Dezenas de dirigentes sindicais filiados ao PCdoB participaram, no último final de semana (sábado e domingo), o Encontro Estadual Sindical do PCdoB no Pará. O evento contou com presença do secretário Geral da CTB e membro da Comissão Nacional Sindical do PCdoB, Pascoal Carneiro.

Sindical

Durante a atividade eles debateram exaustivamente os rumos do movimento sindical no Pará objetivando a construção de uma corrente consciente e classista no seio da luta dos trabalhadores.

O saldo do encontro foi positivo, cerca de doze categorias marcaram presença entre elas a da educação, saúde, servidores públicos, construção civil, eletricitários e trabalhadores rurais. Participaram ainda, dirigentes partidários, membros do pleno e da comissão política do comitê estadual.

Para Cleber Resende, secretário sindical do PCdoB no Pará, o encontro demonstra a compreensão dos comunistas paraenses em fortalecer a presença do Partido na luta dos trabalhadores, transformando as batalhas econômicas por salários e melhores condições de trabalho em luta política para transformar a sociedade. "Só o Partido tem a capacidade de fazer essa luta avançar, pois é o fator consciente dos trabalhadores para travar a luta de classes no atual patamar da sociedade brasileira", afirmou o dirigente.

Segundo Marcos Araújo (Marcão), atual presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB; “é preciso avançar mais no Brasil e no Pará, lutar para reduzir a jornada de trabalho sem redução de salários, gerando mais empregos e conquistar mais direitos para a classe trabalhadora. Isso só é possível se construirmos um novo projeto de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho, assegurar a soberania e travar a luta de idéias na construção de uma sociedade socialista".

Na mesa de abertura Jorge Panzera fez uma análise da conjuntura indicando os desafios da luta política no Brasil com o terceiro mandato popular no Brasil com a eleição de Dilma. No Pará é preciso mobilizar os trabalhadores, os movimentos sociais e o povo pra enfrentar e fazer oposição programática ao governo neoliberal dos tucanos que se instalou no Pará.

Para Panzera, o estado do Pará precisa buscar seu papel no novo projeto de desenvolvimento nacional, inverter a lógica de uma economia extrativista que só suga as riquezas do solo paraense sem agregar valor. É fundamental criar industrias para gerar empregos e desenvolver a economia no Pará, acabar com as desigualdades regionais e contribuir com o Brasil no novo projeto de desenvolvimento nacional, ressaltou o vice-presidente do Partido no Pará.
O encontro ainda discutiu a organização do Partido entre a classe trabalhadora.

De Belém,
Moisés Alves