Churrascão empareda Alckmin: metrô Higienópolis está confirmado

O "churrascão da gente diferenciada" emparedou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e conquistou, nesta quarta-feira (18), a confirmação de que a estação da futura Linha 6-Laranja do Metrô vai ser mesmo na rua Sergipe, em Higienópolis. No sábado (14), após o protesto, Alckmin já havia dito que a decisão sobre o metrô estava indefinida. Mobilizado pelas redes sociais, o churrascão reuniu mil pessoas em frente ao shopping Higienópolis e fez tremer a elite paulistana.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira, o governador afirmou que "já está decidido" qual será o local da nova estação do metrô no bairro de Higienópolis, no centro de São Paulo. Ela ficará na rua Sergipe e não será grandiosa, como são as de Pinheiros e da Vila Prudente, por exemplo. Como ela não terá interconexão com trem e ônibus, será construída em moldes mais modestos, como os da avenida Paulista.

Na semana passada, o Metrô de São Paulo anunciou desistir da construção da estação na avenida Angélica, esquina com a rua Sergipe, devido a alegação de alguns moradores do bairro de que metrô traria "gente diferenciada" para a região.

A decisão do Metrô provocou uma onda de protestos virtuais que culminaram com o "churrascão da gente diferenciada". A manifestação reivindicou transporte público de qualidade e atacou o preconceito de moradores da região que se opuseram ao metrô porque ele traria o "povão" para o bairro.

O "churrascão da gente diferenciada" foi uma manifestação por transporte público de qualidade e contra o preconceito de moradores do bairro nobre da região central de São Paulo. Durante a semana passada, a imprensa divulgou a informação de que a estação havia sido riscada dos planos da linha, ainda em fase de projeto e sem data para início das obras e das operações. A pressão dos moradores, contrários à instalação do equipamento público, seria o motivo da decisão da Companhia do Metropolitano (Metrô) e do governo estadual.

A decisão de Alckmin de manter o metrô em Higienópolis tenta pôr panos quentes à insatisfação com a qualidade do transporte na cidade. Além disso, busca frear ações na justiça sobre a questão. O promotor Maurício Ribeiro Lopes pediu investigação sobre os motivos da mudança de planos por parte do Metrô. Já o Ministério Público Estadual decidiu apurar as razões técnicas para a decisão e se houve pressão de moradores.

Fonte: da redação, com agências.

-Matéria modificada em 18/05 às 11h40

Leia mais:
-Urbanistas criticam PSDB-SP por ceder às pressões da “classe A”
-O sucesso do "Churrascão da Gente Diferenciada" em Higienópolis
-Protesto bem humorado fecha rua em Higienópolis