Atividades antecedem programação do 3º Festival Nacional de Humor

O que seria da vida sem a alegria? E, para os cearenses, é ainda mais difícil se manter com mau humor, afinal, o Estado do Ceará é conhecido, nacionalmente, como "A Terra do Humor". Para divulgar ainda mais este título e promover os novos artistas, no Município de Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, já se tornou tradição o Festival Nacional de Humor, neste ano, em sua terceira edição.

III festival de humor em Maranguape

Risos e gargalhadas vão contagiar a cidade de 16 a 21 de maio. Além dos artistas cearenses, outros Estados também participarão do evento, com seus talentos. O evento terá uma programação diversificada e tudo gratuito, com atrações para todos os públicos e idades. Além de piadas, quem for conferir o festival também vai poder ver shows musicais, apresentação de filmes e uma competição que irá premiar os melhores humoristas do Brasil.

Até as crianças terão oportunidade de participar, com oficinas direcionadas para este público – de adereços de humor na Sociedade Artística. Haverá ainda workshops de caricaturas e tirinhas de humor ministrados pelos quadrinistas Weaver Lima e Franklin de Oliveira, do Núcleo ARTZ, que acontecerão na Biblioteca Pública Municipal

As escolas municipais estão recebendo uma atividade itinerante: a apresentação do Teatro de Bonecos "De Crack a Campeão", até 18 de maio. A peça, de cunho educativo, conta a história de um menino que chegou ao fundo do poço com o consumo de drogas, mas teve força para se reerguer e se tornar um lutador e acontecem às 9h e às 14h atendendo alunos dos dois turnos.

Nos mesmos dias, serão exibidos para o público em geral filmes da Programadora Brasil, no Cine Sesc Volante. As exibições do “Cinema na Praça” acontecerão nas Praças do Novo Gererau, do Amanari e da Lagoa do Juvenal, respectivamente, sempre às 19h

Entre as atrações do festival está o humorista Mixirico, grande contador de "causos" e piadas. Ele levará seu show para o "Humor de Feira" que acontecerá na rodoviária e no mercado. Também estão previstas sessões de filmes de comédia no Teatro Pedro Gomes de Matos, cortejos que passarão pelas ruas anunciando os espetáculos que acontecerão à noite, em palco aberto, na Praça Capistrano de Abreu.

A Mostra Competitiva vai premiar os melhores entre 12 humoristas nacionais que se apresentarão no evento. O troféu entregue aos três primeiros colocados foi inspirado em Chico Anysio, eles ainda dividirão o prêmio de R$ 10 mil. Nos dias 19 e 20, haverá eliminatórias da mostra, e no dia 21 a comissão julgadora indicará os três premiados. A competição acontecerá sempre às 20 horas, na Praça Capistrano de Abreu.

Convidados

Além da mostra, os shows dos humoristas convidados vão arrancar gargalhadas do público até o fim da noite. Entre as atrações estão Dion Queiroz, vencedor da Mostra Competitiva de 2010; Nizo Neto, filho de Chico Anysio e também comediante; além de Adamastor Pitaco (CE), Skolástica (CE), João Cláudio Moreno (PI) e Tirulipa (CE), filho do humorista Tiririca. As apresentações serão seguidas de shows musicais de Marcos Lessa, Marajazz e do inesquecível Beto Barbosa.

O III Festival Nacional de Humor de Maranguape é um dos projetos beneficiados pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011. A lista completa com os selecionados do Ceará pode ser acessada no link www.oifuturo.org.br/cultura/patrocinios/resultado.php.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC e Associação dos Agentes do Patrimônio Natural e Cultural de Maranguape – APAMA. Promoção: Promoção: TV Diário, Organização: Via de Comunicação, Patrocínio: Oi, Eletrobras, Banco do Nordeste, Petrobras, Apoio Cultural: Correios, Cagece, Ministério da Cultura/Lei de Incentivo a Cultura; Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura e Secretaria das Cidades, Oi Futuro, Bradesco, Sesc, Sebrae, Caixa Econômica Federal – Governo Federal: Brasil – País Rico é País sem Pobreza

Mais informações:
III Festival Nacional de Humor de Maranguape, de 19 a 21 de maio
Site: www.festivalnacionaldehumor.com.br
Telefone: (85) 3369.9188


Fonte: Prefeitura de Maranguape