Festa de abertura de Olimpíadas Escolares

 Na noite desta sexta-feira, 13, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) deu início à edição 2011 das Olimpíadas Escolares.

- Maerio Thomas

Este ano, a Sedel retomou a competição, buscando incentivar as mudanças necessárias para o desenvolvimento, crescimento e melhoria da qualidade de vida da população.

Durante dois meses de competições, 47 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino dos municípios de Macapá, Santana, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Cutias e Tartarugalzinho participarão das 13 modalidades. A grande novidade desta edição é a inserção das modalidades de taekwondo e badminton, no evento.

As atividades iniciaram com as apresentações de basquete de cadeirantes e goalball, modalidade voltada aos portadores de deficiência visual. A União dos Capoeiristas do Amapá (Unicap) e o grupo de dança da Escola Estadual Irmão Santina Rioli, também realizaram suas apresentações durante a abertura do evento.

Após a execução dos hinos do Brasil e Amapá, momento do hasteamento das bandeiras, o representante dos árbitros, André Matos Santiago, e a representante dos atletas, a judoca bi-campeão amapaense e medalhista de bronze no campeonato brasileiro de 2011, aluna da Escola Estadual Nilton Balieiro, Samila Coelho, proferiram os seus respectivos discursos.

Logo em seguida, a campeã de tênis de mesa na Etapa Nacional dos Jogos Escolares de 2010 e representante do Brasil nos Jogos Escolares Sulamericanos, aluna da Escola Conexão Aquarela, Belissa Lisboa, realizou o acendimento da Pira Olímpica, concluindo assim, mais uma etapa da cerimônia de abertura do evento.

“Para mim, é muito importante estar representando os alunos do Amapá no maior evento esportivo do Estado. Na Pira Olímpica, levo o sonho e objetivo de todos”, disse Belissa Coelho.

Nesta edição, o evento conta com o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), que disponibilizou 42 monitores do programa Amapá Jovem, para auxiliar na organização das Olimpíadas Escolares.

Para o governo do Estado, Camilo Capiberibe, o esporte é importante para o desenvolvimento, educação e formação dos estudantes. “Estamos resgatando as Olimpíadas Escolares no Amapá, pois confiamos no trabalho dessa juventude. Além disso, desde que assumi o governo, eu e minha equipe estamos discutindo a regulamentação da bolsa atleta, para dar o suporte financeiro aos nossos alunos”, disse o governador.

Para a secretária de Estado da Educação, Miriam Corrêa, que esteve presente na solenidade de abertura, essa edição das Olimpíadas conseguiu atingir um dos objetivos da atual gestão, a participação popular. “Conhecemos a realidade do Estado e sabemos das dificuldades em realizar esse evento. Mas, mesmo em meio a tantos problemas, tivemos o compromisso com as 47 escolas que estão hoje representadas e, dessa forma, garantimos a participação popular em mais uma ação do governo”, comentou.

O secretário de Estado do Desporto e Lazer, José Pingarilho, disse que a retomada das Olimpíadas Escolares é um esforço coletivo para realizar o evento de forma organizada e, com isso, atender a todos. “Com as Olimpíadas, queremos resgatar e fortalecer a auto-estima do povo amapaense, por meio do esporte. Pois acreditamos no potencial de nossos alunos e temos certeza que, o Amapá estará bem representado através de nossos estudantes”, ressaltou.

Pingarilho enfatiza que a atividade passa a ter a mesma credibilidade de antes e acredita no crescimento das Olimpíadas em 2012. “Para o próximo ano, nossa meta é envolver 100 escolas na competição. Também estamos trabalhando para estimular a prática esportiva, visando o surgimento de atletas de alto rendimento no Amapá”, disse o secretário.

Ao final do evento, Camilo Capiberibe declarou aberta a edição 2011 da fase estadual das Olimpíadas Escolares no Amapá.

Mas informações e fotos no blog olimpiadasescolaresdoamapa.blogspot.com

Fonte: olimpiadasescolaresdoamapa.blogspot.com