Encontro debate a organização do PCdoB entre os trabalhadores

O PCdoB-RJ realizou, no dia 14, o encontro estadual Sindical do Partido. Mais de 60 pessoas de 16 entidades participaram do debate, que teve a participação do secretário nacional Sindical do PCdoB, João Batista Lemos.

Após a abertura feita pelo secretário estadual Sindical, Fernando Nogueira, a presidente do Partido no Rio de Janeiro, Ana Rocha, falou sobre os desafios dos comunistas no Rio de Janeiro e a participação dos trabalhadores na construção partidária.

Ana falou que, em relação ao projeto eleitoral de 2012, o Partido tem condições de disputar prefeituras e lançar chapas de vereadores e, para isso, também é preciso maior empenho das lideranças sindicais. “Nós temos que mostrar nossa cara, essas lideranças de luta podem contribuir para o projeto político do PCdoB e para fazer avançar nas mudanças no Estado e no Brasil”, declarou.

O secretário nacional Sindical do PCdoB abordou a situação do movimento sindical brasileiro e projeto de classe e a construção do Partido entre os trabalhadores, temas que estarão no encontro nacional Sindical do Partido no próximo final de semana, na Bahia.

“Esse encontro nacional vai ser demarcador para saber que passos nós vamos dar nesse momento. Ele deve aprovar medidas para fortalecer o trabalho sindical do Partido, as organizações de base nos locais de trabalho, a constituição em todos os comitês estaduais da Secretaria Sindical”, disse.

Para Batista, é necessário “garantir a existência de secretários sindicais nos estados e nos maiores municípios, atuando com comissões e em acordo com as secretarias de Organização, fortalecer o Partido nas categorias estratégicas, valorizar a cultura sindical e adotar políticas de alternância”.

Batista também abordou a crise do sistema capitalista, principalmente na Europa, e a luta dos trabalhadores brasileiros pelo direito ao trabalho, destacando a luta em defesa da unicidade sindical e a participação da classe trabalhadora na edificação do socialismo.

O encontro estadual foi composto por diversas categorias: metalúrgicos do Rio e de Angra, trabalhadores dos Correios, da Saúde, Saneamento advogados, rodoviários, professores e economistas. Também esteve presente o vereador do PCdoB-Rio, Roberto Monteiro, além de outros dirigentes estaduais do Partido.