Publicado 16/05/2011 10:58 | Editado 04/03/2020 17:07
Com a criação da Comissão da Verdade, pretende-se apurar o que aconteceu nos anos de chumbo da ditadura militar que comandou o Brasil por duas décadas. Isso, entre outras consequências, pode fazer com que se descubra o paradeiro dos corpos dos desaparecidos políticos e se ponha um fim ao sofrimento de seus familiares.
A Comissão terá como meta esclarecer casos de tortura, desaparecimentos e mortes de militantes políticos, prisões ilegais, e outras ações de abuso aos direitos humanos ocorridas durante a Ditadura Militar.
Também pretende fazer uma leitura do passado, apurar fatos e responsáveis e dar satisfação às vítimas da violência cometida pelo Estado e suas famílias. A Comissão da Verdade pretende recuperar a memória do nosso País e promover uma reconciliação Nacional.
Além da Ministra, participam representantes da Coordenadoria dos Direitos Humanos e Minorias do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Adina Ligia Dias de Sousa Martins, do Ministério Público Estadual, Procurador Geral de Justiça, Dr. Manoel Onofre de Souza Neto, da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira, do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular, Roberto de Oliveira Monte,da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, da Associação Norte Rio Grandense de Anistiados, Meri Medeiros, do Instituto de Pesquisas e Estudos em Justiça e Cidadania, Marcos Dionísio Medeiros Caldas.