Nova direção toma posse na Unego Minas

O plenário JK da Câmara Municipal de Belo Horizonte estava lotado nesta terça-feira, 10 de maio, para a posse da diretoria da Unegro – Minas Gerais gestão 2011-2014. No evento, foi prestada uma homenagem a diversas empresas, lideranças, parlamentares e sindicatos apoiadores da promoção racial no estado.

 Já na abertura, a solenidade contou com um axé de Mãe Nylsia de Oxum. Em seguida apresentaram-se os Brother Soul, grupo de dança afro. Logo após as falas dos membros da mesa política composta pelo presidente nacional da Unegro, Edson França, representante do vereador Edinho do Açougue (PTdoB), do representante do Deputado Federal Miguel Correa Jr (PT), da Coordenadora da Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte, Denise Pacheco, do presidente do PMDB Afro, Arcanjo Pimenta e de Alexandre Braga, atual presidente da Unegro – Minas Gerais, foram feitas as devidas homenagens aos apoiadores da luta racial no estado de Minas Gerais, entre eles foi dado destaque especial ao apoio da Igreja Católica e à Articulação de Esquerda, corrente interna do PT.

Na plateia estavam importantes líderes dos mais diferentes setores, entre os quais, Theodoro de Jesus diretor do GREMIG, o professor de Antropologia da UFMG, Rogerio Duarte, e diversos babás e yalorissás do candomblé mineiro.

Os homenageados foram: a Fitee, Fadivale de Governador Valadares, vereadores Maria Lucia Scarpelli (PCdoB), João da Locadora (PT) e Edinho do Açougue (PTdoB), deputados federais Antonio Roberto (PV) e Miguel Correia Jr (PT), os sindicatos: dos Vigilantes, dos Servidores da UFJF, dos Servidores da Policia Civil, dos Jornalistas, dos Professores, dos Metalúrgicos de Betim, a CUT e CTB, os deputados estaduais Celio Moreira (PSDB), Carlin Moura e Celinho do Sintrocel, ambos do PCdoB e as prefeituras de BH, Juiz de Fora, Viçosa, Conselheiro Lafaiete e a reitoria da UFJF.

Também receberam homenagens à Fundação Luterana de Diaconia do RS, à Energisa e aos ministros Ricardo Lewandowski, Carmem Lucia e Joaquim Barbosa, e o Jornal O Tempo, pela edição do caderno Blequitude.

Sob o mesmo clima de agradecimento, receberam as homenagens internacionais o Convenio Andrés Bello e o Programa Acua, ambos da Colômbia, e a Corporación Procasur, do Chile. O clima de unidade política vai marcar a nova gestão da Unegro em Minas Gerais, formada por militantes de partidos como o PCdoB, PSOL, PSB, PMDB e PT, cujas forças políticas decidiram organizar em conjunto um seminário para debater a reforma política do ponto de vista dos afro-descendentes e agendaram três versões do evento de agradecimento ocorrido em BH para as cidades de Juiz de Fora, dia 22 de julho, Itabira e Contagem, essas com data ainda por marcar.

Da redação do Vermelho Minas