Encontro de Questões de Partido reúne mais de 170 pessoas no Rio

Mais de 170 lideranças partidárias participaram do Encontro Municipal Sobre Questões de Partido, realizado no dia 7. Promovido pelo Comitê Municipal do PCdoB/Rio, o encontro contou com a presença do secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino.

mesa

O encontro, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários, debateu o crescimento do Partido e as diretrizes para sua maior estruturação desde as bases.

Coordenado pelo secretário de Organização do PCdoB da Capital, Marcos Oliveira, o encontro foi aberto pelas intervenções de Ana Rocha e Romário Galvão, respectivamente presidentes do partido no Estado e na Capital, situando a conjuntura política atual.

Em seguida, Walter Sorrentino tratou do eixo fundamental do encontro: a necessidade de maior estruturação do Partido desde as bases, através do novo modo de direção organizativa, que tenha como espinha dorsal a política de quadros militantes.

Sorrentino destacou as resoluções do 7º Encontro Nacional Sobre Questões de Partido, realizado em São Paulo de 15 a 17 de abril, que apontou a necessidade de fortalecimento dos comitês municipais e das suas organizações desde os organismos de base. “Sem quadros, agenda e pauta, logicamente situados dentro do projeto político estabelecido, não existe base estruturada e vida militante regular”, declarou.

Logo depois, Marcos Oliveira apresentou o projeto de estruturação do Partido na Capital, baseado no fortalecimento dos distritais e organismos de categoria, e em uma reestruturação dos organismos de base. “É necessário uma remodelagem dos distritais e comitês de categoria, buscando seu maior enraizamento na vida política das suas localidades e categorias. E isso só se fará com a militância valorizada, e a estruturação de vasta rede de quadros”.

Membro do Comitê Central e responsável pelo Departamento Nacional de Quadros, Bia de Souza Costa, explicou a concepção e a forma de estruturação do departamento. Já o secretário estadual de Organização, Uirtz Sérvulo, explanou sobre as diretrizes estaduais.

Segui-se um intenso e proveitoso debate, onde 37 camaradas se inscreveram, tratando do rumo apresentado e relatando suas experiências e as dificuldades na estruturação partidária, mas também o bom momento para o crescimento do Partido.

O clima final foi de busca da superação das atuais lacunas, inserido no movimento de crescimento do PCdoB, mas baseado numa intensa estruturação dos organismos, desde a base.

Segundo Marcos Oliveira, o encontro foi muito positivo e “um passo importante”, pois “envolve os quadros partidários no debate sobre a necessidade de aproveitar o momento para crescer o partido, mas crescer de forma estruturada, baseada na rede de quadros militantes”.