Sem categoria

Preços sofrem desaceleração na China

A inflação na China desacelerou em abril. Nos 12 meses encerrados em abril, os preços ao consumidor subiram 5,3%, contra a inflação anual até março de 5,4%.

O resultado indica que a pressão inflacionária pode se reduzir na segunda metade de 2011, com a expectativa de que a inflação de alimentos vai desacelerar.

O percentual de alta ainda é elevado, mas a desaceleração mostra que a principal pressão vem da especulação com os preços da commodities nos mercados futuros.

Mais uma vez, os maiores responsáveis pela escalada dos preços foram os alimentos, que subiram 11,5% no indicador anual até abril, contra 11% em março.

Na comparação de abril contra março, os alimentos caíram 0,4%. As medidas para controlar a inflação tiveram o efeito de ligeira desaceleração econômica.

A produção industrial chinesa cresceu "apenas" 13,4% em abril sobre o mesmo mês de 2010. O resultado foi apenas um ponto percentual menor que o crescimento de março.

As vendas no varejo se mantiveram quase no mesmo nível: 17,1%, contra 17,4%.. Enquanto a quantidade de dinheiro circulando na economia e o crédito em iuan atingiram o menor nível em 29 meses.

Fonte: Monitor Mercantil