Federações esportivas debatem sobre Lei de Fundo de Milhas

 A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira no auditório da Sedel

- Mario Thomas

 Representantes de 10 federações amadoras estiveram reunidos com a deputada estadual Roseli Matos (DEM) e com o secretário de estado do desporto e lazer, José Luiz Amaral Pingarilho, na manhã desta quinta-feira (12). O objetivo foi de apresentar propostas de como irá funcionar o projeto. Em primeira instância, a idéia da assessoria da deputada Roseli apresenta com que seja iniciada a adesão do projeto pelo Governo do Estado e depois demais poderes. 

No projeto de Lei, de número 0043/2011 no momento da compra, através de um convênio entre entidades, o que é investido pelo Governo do Estado deverá ser repassado para o Fundo de Milhas, gerenciado pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer, que atenderá o objetivo de garantir viagens de atletas para outros estados. 
Como existe um regimento interno na Assembléia Legislativa, a deputada informa que já conversou com o presidente da AL, deputado Moisés Souza para que seja apresentado um novo projeto, este de resolução, que ofereça as mesmas condições. "Vamos entrar nesta semana com esse projeto de Resolução para que a assembléia também esteja junto nessa grande ação de apoio ao esporte", ressaltou Roseli Matos.
O Tribunal de Justiça, o Ministério Público e o Tribunal de Contas também podem entrar neste grande projeto de ação em favor do esporte. 
O presidente Antõnio Carlos Araújo, presidente das federações amadoras lembrou que este é um grande momento para as entidades esportivas amadoras e vamos estar juntos neste grande projeto. 
Para o secretário de desporto e lazer, Luiz Pingarilho, o banco de Milhas é um projeto que vem ajudando estados como o Rio de Janeiro e tem dado resultado positivo. "Infelimente temos vontade, mas esbarramos na falta de recursos e na dificuldade em que vive o Estado para gerir este tipo de projeto e por isso estamos aderindo, tendo a certeza de que o governador Camilo Capiberibe estará junto neste projeto", ressaltou. 
Roseli Matos disse que todos os dias em seu gabinete lhe procuram para pedir passagens, alguns recebem, outros não e todos se perguntam o que o Estado tem feito para ajudar o esporte. "Com esse projeto quem ganha é o esporte sem precisar tirar de um outro local para custear a passagem já que as milhas existem e as viagens no Governo do Estado são notórias e quem ganha com isso são àqueles que acreditam neste projeto", finalizou. 
Particparam da reunião os presidentes de ciclismo, voleibol, handebol, badminton, atletismo, basquetebol, futsal, judô e taekwondo.

Fonte: sedelamapa.blogspot.com/