Secretário estadual de C&T debate prioridades do setor na Alepe

Elaborar uma política de Ciência e Tecnologia alinhada com os eixos estruturadores do Estado, que permita a intervenção popular e minimize as desigualdades sociais. Essa é a proposta de gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) para os próximos quatro anos, apresentada nesta terça-feira (10) pelo secretário Marcelino Granja, na Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

Durante o encontro, Marcelino Granja falou sobre os desafios prioritários de sua pasta e a importância de inserir Pernambuco num projeto nacional de desenvolvimento capaz de resolver os principais problemas da população.

“Esses desafios são agregados a mais de cem ações em curso e que estão sendo planejadas pela Secretaria juntamente com nossas sete instituições vinculadas. Em consonância com os cinco eixos estruturadores do Estado – Suape, Copa do Mundo, Ferrovia Transnordestina, Pólo Farmacoquímico e Transnordestina, com foco em pontos como a população beneficiada e a interiorização, esperamos compor um novo patamar de C&T no Estado”, explicou o secretário.

Entre os 14 desafios que compõem o alinhamento estratégico da Secretaria, estão: a promoção da inclusão digital e acessibilidade tecnológica; a criação e a consolidação de parques tecnológicos; a criação da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC); o aumento das atividades de C&T em energias alternativas, nas questões ambientais e nos serviços públicos essenciais (saúde, educação, transportes, segurança pública); e o aumento e fortalecimento da base de engenheiros, doutores em geral e professores de Matemática, Química e Física no Estado.

“Dentro nesse escopo, estamos elaborando o Proupe, uma espécie de Proune estadual que vai garantir bolsas integrais e parciais aos alunos carentes das autarquias municipais de ensino superior do Estado, permitindo que eles concluam seus cursos”, destacou Marcelino. A ideia é viabilizar a formação profissional e a sustentação das 13 autarquias do Estado, criando um incentivo para que os estudantes permaneçam no interior e provendo o Estado de um contingente de professores em áreas prioritárias como Matemática, Química e Física. O projeto foi encaminhado na semana passada ao governador Eduardo Campos.

Ao final do encontro com o secretário, o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, deputado Diogo Moraes, avaliou positivamente o debate acerca das prioridades de C&T no Estado. “Fiquei feliz em saber que há um plano sólido em C&T no Estado, capaz de ofertar ao povo pernambucano as condições necessárias para o seu desenvolvimento”, pontuou. O deputado Luciano Siqueira, que é membro titular do colegiado, também participou da reunião.

Fonte: Secretaria de Ciência e Tecnologia