Audiência pública debate políticas para juventude

A Câmara Municipal de Vitória (CMV) realizou nesta sexta-feira (06/05), às 18h, no Plenário, audiência pública para debater Políticas Públicas para a Juventude. O objetivo do evento é tratar o tema sob um olhar diferente, entendendo o jovem como sujeito de direitos, possibilidades e perspectivas. Leia também no Blog do Namy (Clique aqui)

A audiência foi proposta pelo vereador Namy Chequer (PCdoB) e pretende ouvir a sociedade sobre o assunto e discutir a criação do Plano Municipal de Juventude. Ao lado dele, participaram da Mesa de Honra do debate: o coordenador do Núcleo de Gestores de Juventude Francisco de Assis Sizino; e dois coordenadores do Centro de Referência da Juventude, e Conselheiros Nacionais de Juventude, Diego Artur Nascimento Souza e Maxlander Dias. Representando a Prefeitura de Vitória participaram o secretário de Coordenação Política da PMV, José Roberto Correia do Nascimento (Dudé); a secretária de Assistência Social, Ana Petronetto, e o secretário de Cidadania e Direitos Humanos João José Sana.

“Achamos importante essa interlocução da PMV com os jovens porque a prefeitura concentra as políticas voltadas para o jovem”, disse Namy. “O tema é muito importante porque todos dizem que o Espírito Santo, com destaque para Vitória, é um Estado onde haverá grande crescimento econômico. E esse crescimento vai ser pilotado pela juventude de hoje. Então é importante focar a atenção neste segmento da população”.

Política – O coordenador do Núcleo de Gestores de Juventude Francisco de Assis Sizino agradeceu a oportunidade e ressaltou a necessidade da criação de espaços para discutir políticas públicas para a Juventude. Maxlander Dias, por sua vez, definiu o tema como “desafio interessante”. Já Diego Artur Nascimento Souza leu um documento intitulado “Carta do Fórum de Políticas Públicas de Vitória”.

No documento foi proposta a valorização dos agentes juvenis. “Precisamos propiciar um novo momento onde isso possa acontecer, através dos movimentos da juventude, oportunizando assim espaços e perspectivas para os avanços que se fazem necessários”, disse Diego.

Os representantes da PMV valorizaram os trabalhos que vêm desenvolvendo em suas pastas para valorizar políticas públicas para a juventude e defenderam a intersetorialidade como forma de atender às expectativas juvenis.

Do Departamento de Comunicação da CMV

Enviado por Marcelo Zumerle – Assessoria do Vereador Namy Chequer