Sem categoria

Ministério da Saúde se integra aos preparativos da Copa do Mundo

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, instalaram, nesta terça-feira (9), a Câmara Temática de Saúde para a realização da Copa do Mundo de 2014. A Câmara Temática integra a estrutura montada pelo governo para propor políticas públicas voltadas para a realização da Copa de 2014. A da Saúde é a oitava Câmara Temática – serão nove no total. O objetivo de preparar um plano de ação para o Mundial da Fifa no Brasil.

A Câmara Temática de Saúde ficará responsável pelo debate e a elaboração de políticas para vigilância e o controle sanitário nas fronteiras e pontos de imigração, como portos, aeroportos e nos postos terrestres, além de adequar os processos de controle sanitário em embarcações turísticas internacionais. A expectativa é que 600 mil visitantes estrangeiros venham ao Brasil para a Copa de 2014.

O governo vai elaborar um plano de emergência para a contenção de epidemias e preparar campanhas preventivas alertando os turistas para as doenças endêmicas nas regiões que receberão os eventos da Copa. Um plano operacional para atendimentos e deslocamentos de emergência no período do Mundial também será traçado, mas, nesse caso, será executado pelas cidades-sede.

A Câmara Temática de Saúde fará um mapeamento das infraestruturas disponíveis, como hospitais e postos de saúde, e propor eventuais mudanças para garantir seu funcionamento. O governo federal vai trabalhar diretamente com os estados e municípios que vão sediar o Mundial da Fifa.