Em audiência pública, Chico Lopes debaterá preço dos combustíveis

A escalada nos preços dos combustíveis, nos últimos meses, vem chamando atenção dos motoristas e ganhando destaque na imprensa. Percebida de modo mais imediato por quem possui moto ou automóvel, a elevação nos preços da gasolina, do etanol e do diesel repercute, na realidade, no bolso de todos os cidadãos, por influir no preço dos fretes dos produtos como um todo e no custo dos serviços.

Combustível

Para discutir os motivos dessa alta de preços que vem penalizando o consumidor e buscar alternativas possíveis para modificar essa realidade, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) levou o tema à Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Chico Lopes teve aprovado requerimento de sua autoria, apresentado conjuntamente com a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), para realização de audiência pública com a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

O objetivo da audiência é “debater e esclarecer os recentes aumentos nos preços dos combustíveis no Brasil”. “Os preços dos combustíveis vêm subindo de forma constante, gerando um problema para os consumidores e, dadas as conseqüências dessa alta, para a economia nacional. Em um momento em que se fala de preocupação com inflação, eles contribuem para elevar os preços dos produtos e serviços de modo geral”, alerta Chico Lopes.

Para o deputado, a audiência pode apontar caminhos para modificar esse quadro. “Primeiramente, é importante chamar atenção para o tema e criar uma mobilização social, pela conscientização quanto ao perigo que representam esses preços altos dos combustíveis”, afirma Chico Lopes. “Queremos saber qual a posição do governo e o qual a visão do ministro Edison Lobão sobre esse tema, que é preocupante”, complementa, enfatizando que diversas entidades de defesa do consumidor também participarão da audiência.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)