50 mil prestigiam 1º de Maio Unificado

Mais de 50 mil pessoas compareceram à arena da Acrimat em Cuiabá neste domingo, dia 1º de maio, na grande festa de comemoração do dia dos trabalhadores realizada pelas sessões mato-grossenses da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB, Força Sindical e a Nova Central.

1º de maio unificado em MT - Miranda Muniz

Nem a chuva e o tempo frio para os padrões cuiabano tiraram o ânimo dos trabalhadores que prestigiavam durante a noite os shows com as bandas Arena country, Jonathan & Adam, Karadogol, Toque de prazer, Forró beijo na boca, Real Som, Swing Legal, Bad Boys e concorriam ao sorteio de três motos novas e um carro zero quilômetro.

Durante o evento, lideranças sindicais representantes das Centrais no Estado fizeram uso da palavra e passaram mensagens de união e luta dos trabalhadores. A comemoração superou as expectativas dos organizadores que já prometem uma festa ainda maior para o próximo ano.

“Mesmo com o tempo meio de chuva, vieram muitas pessoas durante todo o dia nas ações sociais, e mais ainda nos shows e sorteios. A avaliação nossa, das quatro Centrais Sindicais que promoveram essa atividade unificada, é que nós conseguimos realizar um evento muito bom. Um primeiro evento que mostra a unidade do movimento sindical em Mato Grosso, um evento festivo, mas também um momento de destacar as nossas bandeiras de luta, com certeza esse 1º de maio é um dia histórico para nossas Centrais, Federações e Sindicatos. Essa é uma demonstração de amadurecimento do movimento sindical em Mato Grosso, ao deixar de lado algumas diferenças e compreender a importância da unidade para essa comemoração e para outras lutas como, por exemplo, a valorização do salário mínimo e a redução da jornada de trabalho” (Nara Teixeira, presidenta da CTB-MT).

“A unificação das centrais é algo que nos surpreende e nos orgulha. Para nós mato-grossenses, para nós do movimento sindical que ainda é novo em nosso estado, é um orgulho saber que em um dia chuvoso como esse temos aqui mais de 50 mil trabalhadores participando dessa nossa comemoração. É sinal que estamos crescendo e nos organizando. Então nós temos que abraçar essa causa pelo sucesso e evolução do movimento sindical” (Manoel de Souza, presidente da FS-MT).

“Apesar do frio, apesar da chuva, apesar de não termos conseguido um show nacional, mas com shows regionais de primeira qualidade, a arena da Acrimat ficou superlotada. Isso representa a união dos trabalhadores e trabalhador unido, Jamais será vencido. Nós das Centrais Sindicais achamos que evento como esse, nesse dia, deve ser feito pelos próprios trabalhadores, representantes legítimos da classe operária, e não por representantes patronais” (Divino Braga, presidente da NCST-MT).

“Esse evento foi coroado de êxito, tendo em vista que o tempo não nos ajudou mas mesmo assim o público compareceu, acreditou em nosso evento. Então, estamos todos de parabéns. A nossa unidade é a coisa mais importante. No conjunto seremos muito mais forte, foi o que demonstramos aqui” (Adolfo Grassi, presidente da CGTB/MT).

“Esse evento está maravilhoso, os trabalhadores e trabalhadoras compareceram em massa, mesmo com o tempo não ajudando, assim mesmo foi alcançado o objetivo e, acima de tudo, vivemos esse momento histórico em Mato Grosso e no Brasil, que é a união do movimento sindical. Hoje é um dia-símbolo de união e luta dos trabalhadores. É um dia de festa, mas de reflexão também, para avaliarmos nossas conquistas e onde ainda queremos chegar. O que nós queremos? Nós queremos ambiente de trabalho saudável e seguro e acima de tudo decente. Queremos qualificação profissional, queremos melhores salários e redução da jornada de trabalho. Essa unificação das Centrais Sindicais só irá trazer benefícios para a classe trabalhadora” (Ronei de Lima, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Mato Grosso, Fitraemt).

“Realmente os trabalhadores mato-grossenses corresponderam ao chamamento das Centrais Sindicais. Isso mostra a participação dos trabalhadores na festa realizada pelos próprios trabalhadores. Com certeza, em 2012 vamos realizar uma festa melhor ainda” (Edson Pepeu, tesoureiro da CTB-MT).

Fonte: Ascom Sintrae-MT