Goiânia: PCdoB promove encontro com militância

A nova Comissão provisória do PCdoB de Goiânia organizou neste sábado (7) um encontro partidário para atualizar a situação política nacional e local, debater o projeto eleitoral, lançar a campanha de filiação e as conferências zonais e do municipal de Goiânia. O evento, realizado no auditório Jaime Câmara, da Câmara Municipal de Goiânia, teve a presença de filiados, militantes, dirigentes e amigos do PCdoB.


Situação política partidária
 
Em sua fala, o presidente estadual do PCdoB de Goiás, vereador Fábio Tokarski, explicou a elaboração do Programa do Partido (Programa Socialista para o Brasil), aprovado durante o 12º Congresso Nacional que ocorreu em novembro de 2009. Fábio apresentou ainda o quadro de avanço do governo Lula e a vitória da presidente Dilma. Ele ressaltou que agora há a necessidade de coesão nas ações de governo e afirmou que o PCdoB tem propostas para as conquistas populares.
 
Tokarski (foto) salientou o desenvolvimento do Brasil e apontou o socialismo como fundamental para uma vida mais justa para o povo. “O PCdoB levanta a ideia de trabalhar um novo projeto de desenvolvimento nacional. E para isso, é fundamental conhecer, estudar e debater o Programa do Partido”, afirmou o dirigente. 
 
O presidente estadual apresentou também questões fundamentais para o êxito do Partido como o debate e definição do Projeto Eleitoral para 2012, a participação na mobilização do movimento popular, a difusão do Programa Socialista que inclui a luta pelas reformas democráticas, além da realização de uma grande campanha de filiação, a construção de base material e de quadros para a luta política.
 
Comitê de Goiânia
 
Nomeado pela direção estadual do Partido Comunista do Brasil, Euler Ivo, presidente da Comissão Provisória do Comitê Municipal de Goiânia, explicou sua trajetória política dedicada ao estudo e luta pelo ideal comunista. 
 
Para Euler, o Partido Comunista do Brasil tem muita confiança do futuro da humanidade.  “Hoje queremos o bem comum para o povo brasileiro, lutamos contra a desigualdade, melhorias para a vida das pessoas. Ser comunista é ser lutador, tem que ter o desejo e dever de lutar pelo povo, pela sua libertação”.
 
Segundo ele, a luta mais geral que atinge toda sociedade é a luta política. “Com o governo Lula vimos que podemos fazer mais pela nação. É possível transformar, mas para mudar completamente a vida do povo brasileiro, o PCdoB precisa da mais importante ferramenta de transformação da sociedade, o poder político. Para fazer a luta política, o embate político” salientou.
 
Recentemente chegado de viagem à China, Euler Ivo, comparou o país com o Brasil que é um país muito rico, muito grande, mas com população bem menor que o país asiático. “A China tem um bilhão, trezentos e setenta e nove milhões de pessoas, em território é um pouquinho maior do que o Brasil. Mas 25% do seu território é de desertos e montanhas, outros 30% é a cordilheira do Himalaia, sobra a metade do Brasil e a China ainda sustenta toda a população, vive um desenvolvimento muito grande, com desigualdade muito menor do que o Brasil. E essas vitórias e conquistas é porque a China é governada pelo Partido Comunista, mas o Partido conseguiu chegar ao poder depois de 27 anos de muita luta, de muita guerra”.
 
O novo presidente comunista explicou também a importância da participação de todos os filiados nas atividades de debate. “Nós estamos lutando aqui no Brasil para melhor a vida do povo e é por isso que estamos hoje aqui, para organizar o povo de Goiânia, de Goiás. Nós queremos debater como é que nosso partido vai crescer e para isso precisamos dos filiados para construir este grande partido que queremos”, disse Euler, encerrando sua fala.
 
O vice-presidente do Comitê Municipal de Goiânia, Nivaldo Santos, apresentou os novos dirigentes da comissão provisória do PCdoB de Goiânia. 
 
O encontro continuou com intervenções e depoimentos. A direção convidou o público para o Encontro Estadual que se realizará dia 04 de junho no Centro de Convenções de Goiânia com a presença do Presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo e demais convidados. Também no Encontro, foi aberto o processo das reuniões dos zonais de Goiânia e das Conferências que deverão ocorrer no mês de agosto, onde deverá ser eleita a nova direção dos comitês.
 
Da redação local,
Eliz Brandão