Comunistas paraibanos participam do 1° de maio em Cuba

Comunistas paraibanos estiveram em Cuba entre os dias 22 de abril e 02 de maio, onde participaram da marcha dos trabalhadores que este ano levou mais de seiscentas mil pessoas às ruas de Havana.

Comunistas paraibanos em Cuba - Arquivo Wandecy

Iedo Fontes, Wandecy Medeiros, José Gonçalves, todos membros da Comissão Política Estadual, estiveram em Cuba, dentre outros nomes ligados ao partido.
No país de Fidel Castro os camaradas conheceram os principais pontos turísticos de Havana, a maioria desses pontos turísticos envolvendo a revolução de 59. Também conheceram os costumes locais, a realidade social do povo cubano, bem como os principais monumentos de Havana. Conhecemos um pouco de tudo. O povo cubano é receptivo e alegre”, disse Wandecy Medeiros, que pretende posteriormente escrever um pouco das suas impressões sobre Cuba.
Para o secretário de Educação da cidade de Patos, José Francisco de Souza, Zeca, filiado ao PT, “a viagem foi importante, pois mostrou uma Cuba bem diferente daquilo que a grande mídia brasileira divulga: “Em Cuba quase não existem assaltos, não existem meninos de rua, nem outras mazelas típicas de um país capitalista. Sabemos das dificuldades dos cubanos, mas andávamos sem medo pelo centro de Havana”, disse ele.
Para o sindicalista José Gonçalves é o embargo comercial, imposto sobre Cuba pelos Estados Unidos, que dificulta a vida da população. “Vi uma população que trabalha, com baixíssimas taxas de desemprego, com crianças estudando o dia todo, com saúde para todos, um país sem violência, e por isso sou socialista mais do que nunca”, disse Gonçalves.