Perpétua chama ministro e cobra explicações das distribuidoras

 O ministro de Minas e Energias deve prestar esclarecimento ao Congresso Nacional sobre os recentes aumentos no preço dos combustíveis.

Perpétua chama ministro
 A presença de Édison Lobão se dará numa audiência pública, resultado de um requerimento de autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) aprovado na manhã desta quarta. A deputada também requereu que as distribuidoras de combustíveis informem o valor, percentual e o motivo do último reajuste de combustíveis por estado. Iniciativas semelhantes são tomadas pelos Procons de algumas unidades da federação.

“Precisamos saber quais medidas de governo são adotadas para conter os aumentos, que são contínuos, elevam a inflação e causam inquietação entre os cidadãos”, disse a parlamentar acreana. Ela apresentou requerimento conjunto com o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão de Defesa do Consumidor. O ministro, no entanto, reconheceu haver abusos, em especial quanto ao preço do Etanol.

Em sua justificativa, Perpétua lembra os levantamentos da Agência Nacional do Petróleo (ANP) segundo os quais o reajuste de 6,16% no preço da gasolina é o maior desde setembro de 2005. “Com os dados em mãos será verificado se os postos de combustíveis repassaram os percentuais ou se houve prática abusiva no reajuste dos combustíveis”, disse a deputada, que elogiou a ordem dada pelo Palácio do Planalto para que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apure a fundo a formação de cartéis.

A deputada disse esperar bons resultados da iniciativa do ministério público federal e estadual do Acre, que agendam para o próximo mês uma audiência pública em Rio Branco para ouvir a sociedade e representantes da ANP sobre os dois aumentos aplicados este ano na região. No Acre, o litro da gasolina na bomba saltou de R$ 2.98 para R$ 3.50 na maioria dos postos de combustíveis do estado.

Em vários estados, desde o mês passado, quando a alta começou a vigorar, os distribuidores de combustíveis são cobrados a informar as suas planilhas com custos de logística e sua margem de lucro.

Nas redes sociais, também está lançada uma campanha que ganha adesão a cada instante desde a última sexta-feira. O perfil da campanha no Facebook é seguido por pessoas de todo o país. Mais de 17 protestos estão marcados para acontecer nas próximas semanas. (Assessoria)