Sem categoria

China e EUA dialogam sobre segurança na próxima semana

A China e os EUA mantêm um diálogo estratégico sobre a segurança na próxima semana em Washington, ao lado de outros eventos semelhantes, informaram fontes oficiais nesta sexta-feira (6).

As conversações sobre questões de segurança serão presididas pelo vice-ministro das Relações Exteriores da China, Zhang Zhijun, e o secretário-adjunto de Estado dos EUA, James Steinberg, disse o vice-ministro das Relações Exteriores chinês, Cui Tiankai.

Das conversações participarão também os respectivos funcionários diplomáticos e militares, acrescentou.

Os dois países realizam na próxima segunda-feira (9) seu terceiro Diálogo Econômico Estratégico, também na capital dos EUA.

Esta rodada de negociações é feita em um novo contexto, segundoi adiantou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Jiang Yu, considerando que as relações bilaterais têm novas oportunidades de desenvolvimento após a visita do presidente Hu Jintao aos Estados Unidos em janeiro último.

A China espera que o foco da próxima reunião seja a implementação dos consensos alcançado entre os presdentes Hu Jintao e Barack Obama, para construir uma parceria de cooperação com base no benefício e respeito mútuo", acrescentou.

Representantes de mais de 20 instituições do governo chinês vão participar desse diálogo, incluindo funcionários dos Ministérios das Relações Exteriores, Finanças, Comércio, a Reforma e Desenvolvimento e o Banco Popular (Banco Central).

Fonte: Prensa Latina