Márcio Pochmann debaterá o projeto nacional de desenvolvimento

Nesta segunda-feira (09), a partir das 19 horas, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (Av. da Universidade 3057 – Benfica, Fortaleza), o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Márcio Pochmann, fará palestra seguida de debate sobre "Os desafios atuais do projeto nacional de desenvolvimento".

Na ocasião será lançado e distribuído o livro com as palestras do Ciclo de Debates “O Projeto Nacional de Desenvolvimento e as Desigualdades Regionais”, realizado em setembro de 2009 em Fortaleza. Para Benedito Bizerril, representante estadual da Fundação Maurício Grabois, desde 2009 para cá, o país já avançou em algumas questões. “O Brasil vive um cenário de desenvolvimento nacional, o que inexistia antes do Governo Lula”, ratifica.

O advogado enumera questões como o fortalecimento da nação diante do cenário internacional e também a posição do Governo Federal no ponto de vista social, como a bandeira da atual Presidenta Dilma de erradicar a miséria. A economia também foi destaque nesses dois últimos anos. “O Brasil enfrentou bem a crise que, em alguns países se arrasta até hoje. Nossa preocupação atual é como Dilma enfrentará a pressão de conter a inflação; se investindo na economia interna, proporcionando o crescimento econômico ou cedendo à alta dos juros”, avalia Bizerril.

A promoção do debate é da Fundação Maurício Grabois, Universidade Federal do Ceará (UFC), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Instituto da Cidade. A Assembleia Legislativa do Ceará e o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) apoiam o encontro.

Mais sobre Márcio Pochmann

Márcio Pochmann é economista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi secretário municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade de São Paulo e já escreveu mais de 30 livros, dentre os quais "A década dos mitos", vencedor do Prêmio Jabuti na área de Economia em 2002.

Serviço

Debate sobre "Os desafios atuais do projeto nacional de desenvolvimento"

Data: Segunda-feira (09/05)
Hora: a partir das 19h
Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade (Av. da Universidade, 3057).

De Fortaleza,
Carolina Campos