Patinhas: “A base partidária é nossa ligação com o povo”

Cerca de 40 bases partidárias, organizadas em 13 Comitês Auxiliares, participaram no último sábado (30), na sede do PCdoB de Fortaleza, do debate promovido pelo Comitê Municipal sobre a organização do Partido para o processo de Conferência Municipal, prevista para acontecer neste semestre. A reunião ocorreu após o Ciclo de Debates “Fortaleza, a cidade que queremos” e contou com a presença de dirigentes do Comitê Estadual.

O presidente do PCdoB estadual, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), enfatizou a importância de fortalecer o Partido pelas bases, chamando atenção para a dinâmica histórica dos Partidos Comunistas, que consiste na organização de base para sustentação do Programa e maior vínculo com as massas. “Somos o único partido que tem categoria de base e cada uma tem história e por isso precisamos retomá-las para reforçar nosso trabalho, afinal, a base partidária é nossa ligação com povo”, frisou.

O PCdoB de Fortaleza congrega atualmente 102 núcleos de bases e para Patinhas, a Carta – Compromisso lançada no 7º Encontro sobre Questões de Partido dispôs para as direções eixos imprescindíveis para a intensificação das bases comunistas. O dirigente comunista citou alguns pontos da Carta como a Campanha de Filiação, debates sobre o Programa Socialista, organização dos quadros que se encontram dispersos ou com dificuldades e a realização do Fórum dos Quadros dirigentes dos Comitês Auxiliares. “Essas medidas são importantes para mobilizar o PCdoB, mas essa não é uma tarefa somente da Secretaria de Organização. Ela deve ser uma ação integrada com as outras frentes e secretarias do Partido”, completou.

Desafios da atualidade

Construir um Partido forte para as massas, atuar de forma equilibrada nas três frentes (social, institucional e campos das ideias) e a busca por hegemonia são alguns desafios para os comunistas. Para Patinhas, o PCdoB atravessa um estágio de crescimento especial e esse momento exige um partido maior. “As avenidas estão abertas e o caminho é favorável para nós. Uma frente não se contrapõe a outra, porém, é preciso se preocupar em estruturá-las de forma organizada para ir à luta”.

Outro desafio frisado pelo comunista foi com relação à disputa de 2012. Na opinião do dirigente, o PCdoB de Fortaleza tem influência nas camadas populares e deve assumir a campanha eleitoral, mas alertou: “É preciso elaborar um plano de trabalho para o processo que se aproxima e essa tarefa é do coletivo partidário. Queremos disputar e ganhar o governo municipal”, vibrou.

Patinhas também reiterou que a luta pelo socialismo passa pelo processo de acumulação de forças e por isso é necessário intensificar a organização e abrir o Partido para lideranças populares e outras pessoas interessadas em aderir à sigla partidária. “Nosso desafio é construir um Partido revolucionário para as massas, que atua de acordo com o seu tempo e busca o socialismo e para isso precisamos multiplicar nossa militância. Nós queremos o povo e não podemos ter medo de trazer mais gente para o nosso Partido”.

Conferência Municipal

O Comitê de Fortaleza pretende promover juntos aos Comitês Auxiliares, outros debates para mobilizar a militância em torno do processo de Conferência que será deflagrado na reunião da direção do PCdoB Municipal. Uma das metas do Partido é sair das atuais 104 bases para 150 e mobilizar cerca de três mil filiados.

Sobre as metas pré-estabelecidas, Patinhas declarou, de forma otimista, que as condições políticas e a subjetividade partidária vão contribuir para a consolidação do Partido nos próximos 10 anos. “Estou convencido que avançando nas metas organizativas vamos saltar rumo à hegemonia em todos os movimentos. Queremos formar uma grande corrente marxista, para construir uma outra realidade porque almejamos um Partido que conduzirá à transformação da sociedade e a Conferência Municipal é um passo importante para fortalecer o nosso Partido”, comemorou.

De Fortaleza,
Ivina Carla