Comunistas debatem Questões do Partido em Brasília

Um partido estruturado e influente no Distrito Federal. Esse foi o lema do Encontro Sobre Questões do Partido, realizado na sede do PCdoB em Brasília, no último sábado (30). Participaram da mesa de debate o secretário nacional de formação, Adalberto Monteiro, a coordenadora do departamento de quadros do partido, Fabiana Costa, e o secretário de organização, Alan Bueno. O auditório do partido ficou lotado de comunistas que foram prestigiar o evento.

Monteiro traçou o histórico do partido desde o surgimento até os dias de hoje e falou da necessidade de uma maior estrutura e organização, “para que possamos crescer mais e com qualidade” disse.

O secretário reafirmou o fixado na Carta Compromisso do 7° Encontro Nacional Sobre Questões do Partido: "o PCdoB precisa ser posto à altura das lutas do presente e desafios do futuro, a partir dos êxitos já alcançados na luta política do país. Na expansão partidária há potencialidades para intensificar o papel dos comunistas na luta política eleitoral, de massas e de ideias", disse. Segundo ele, “a situação do país é favorável para alcançar 500 mil membros até o 13° Congresso”.

Fabiana Costa defendeu a necessidade de criar o departamento Estadual/Distrital de Quadros, onde o responsável deve ser, preferencialmente, membro do comitê estadual, ter experiência política e conhecimento dos quadros no Estado. Assim, será possível “falar aos trabalhadores sobre o partido e sobre os anseios e lutas do povo brasileiro”, afirmou a secretária.

Alan Bueno falou sobre o Orçamento Participativo e apresentou a tabela de locais onde são possíveis os encontros da militância para debater e votar as melhores formas de aplicação do dinheiro público em suas cidades. A tabela pode ser encontrada também no site do GDF: www.cidades.df.gov.br.

Régia Vitória, de Brasília