Estudantes reivindicam melhorias no transporte público

A diretora da UNE, Cláudia Petuba esteve na terça-feira, 29/03, na Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT de Maceió, como coordenadora-geral do Diretório Central dos Estudantes Quilombo dos Palmares (UFAL), com outros companheiros do DCE para tratar da atual situação dos transportes coletivos e apresentar propostas dos estudantes para melhoria do setor e construção de um transporte público de qualidade.

Estudantes na SMTT

O transporte coletivo em Maceió é extremamente atrasado, os usuários estão submetidos todos os dias aos atrasos, à baixa qualidade dos coletivos, à superlotação, à falta de segurança e pagam por isso uma tarifa abusiva. São os trabalhadores e os estudantes que mais necessitam deste serviço e também são estes os que estão sujeitos às piores condições de vida na capital, em um estado tão desigual onde poucos concentram a maior parte da renda.

As empresas privadas que ofertam o serviço o fazem por meio de concessão pública e devem ser selecionadas através de processo licitatório. Acreditamos que o poder público deve cumprir seu papel e garantir um serviço com qualidade primando pelos interesses dos usuários e não dos empresários. A participação da sociedade deve ser fortalecida, sendo dadas condições para um real controle social da qualidade do serviço prestado.

Maceió tem crescido e os transportes coletivos devem acompanhar este crescimento. Há necessidade de novas linhas de transporte, em especial para que os estudantes dos bairros periféricos tenham condições de chegar ao seu local de estudo. Ao mesmo tempo o valor da tarifa precisa ser definido com base em estudos técnicos, que não levem em conta apenas as despesas e os interesses dos empresários, mas também as condições de vida da população precisam ser avaliadas para definição de um valor mais justo possível.

Não há como a atual situação deste setor, fundamental para o funcionamento da cidade e direito dos cidadãos, continuar como se nada estivesse acontecendo, como se houvesse qualidade. Existem muitos problemas e são gritantes. Queremos mudanças imediatas, e assumimos a responsabilidade de contribuir para essa mudança apresentando nossas proposições: Passe Livre para estudantes; diminuição da atual tarifa de ônibus; revisão do valor das tarifas visando a diminuição do seu real valor; renovação da frota e licitação; entrada dos ônibus nos três horários (manhã, tarde e noite) na UFAL com fiscal da Superintendência para acompanhamento; aumento da frota de ônibus; aumento no número de linhas que passam pela UFAL; acessibilidade; e, participação do DCE no Conselho Municipal de Transporte.

Fonte: blog de Cláudia Petuba (http://claudiapetuba.blogspot.com/)