Governo instala primeira Base Comunitária de Segurança de SSA

O bairro do Calabar recebeu nesta quarta-feira (27/4), a primeira Base Comunitária de Segurança em Salvador. Com um efetivo de 120 policiais militares, três carros e três motos, ela vai funcionar, provisoriamente, na associação de moradores do bairro até a construção da sede própria. A previsão é que 34 Bases sejam implantadas no estado até 2013. Destas, 20 serão em Salvador, em bairros como Nordeste de Amaralina, Tancredo Neves e Fazenda Coutos. Outras 14 serão instaladas no interior do estado.

Base Comunitária

Para que a Base Comunitária de Segurança se tornasse uma realidade na comunidade do Calabar, policiais do Batalhão de Choque fizeram ocupação do local no final de março. Quatro pessoas foram presas durante a operação. A estratégia de instalação das bases seguiu quatro ações: investigação, intervenção, ocupação e instalação.

Mas o objetivo não é apenas dar mais segurança à população. É também oferecer mais dignidade, por meio de ações sociais. Desde a ocupação, os moradores se sentem mais seguros no Calabar e afirmam que a rotina mudou para melhor.

A líder comunitária Maria de Fátima Gavião, presidente da Associação de Moradores do Calabar, afirmou que agora, com a garantia de mais segurança, a maior expectativa é com a concretização das políticas sociais. “Temos certeza que este é o primeiro passo para que os moradores possam ser beneficiados com políticas públicas em diversas áreas. O governo tem demonstrado este empenho. Estamos em um momento de discussão, sempre conversando com as secretarias. Este é o começo para dias melhores”.

Ações de melhoria

Entre as ações, estão relacionados emprego e renda, ciências e tecnologia, justiça e cidadania, desenvolvimento social e cultura. Um exemplo, é o Centro Digital de Cidadania que funciona na Associação de Moradores do Calabar. Com dez computadores conectados à internet banda larga, o CDC poderá ser utilizado por qualquer morador do bairro.

Na área de justiça e cidadania, a comunidade contará com o atendimento da Ouvidoria, que funcionará no local. Por meio do equipamento, a população poderá fazer denúncias de violação dos direitos humanos. Os moradores também poderão se cadastrar no Bolsa Família, programa do governo federal. Para isso, em 15 de maio, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) promove um mutirão para ampliar o número de beneficiados.

Na área da educação serão abertas 60 vagas para curso técnico de enfermagem e 160 para o Projovem, além de curso de telemática e administração. As aulas devem começar no segundo semestre deste ano. Será implantado ainda o programa Todos pela Alfabetização (Topa).

“Estou fazendo um desafio aos moradores, que é o de transformar o Calabar num bairro livre do analfabetismo, cadastrando os que necessitam ser alfabetizados no Topa. Antes mesmo da implantação desta base, já estamos colhendo resultados positivos por causa da ocupação realizada pela polícia. Conversei com os moradores e eles me disseram que estão andando com mais tranquilidade pelas ruas, sentindo-se mais seguros”, declarou o governador Jaques Wagner.

Nesta quinta (28) e na sexta-feira, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) abre inscrições para o Projovem Trabalhador, disponibilizando 55 vagas.

Capacitação

Os PMs que vão atuar na base do Calabar foram capacitados em policiamento comunitário e em direitos humanos. Eles estão divididos em escalas de 12 horas contínuas. A comandante das bases de segurança, capitã Maria Oliveira, afirmou que os policiais vão atuar com mais contato com a população. “Este é um grande desafio, porque teremos que conquistar esta comunidade para termos sucesso na execução do projeto. Os policiais estão ansiosos e motivados para começar este trabalho”.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, explicou que, além do policiamento ostensivo, sete câmeras digitais vão monitorar o Calabar a partir de pontos estratégicos. São quatro câmeras instaladas dentro do bairro e outras três no entorno. No total, foram instalados 1.200 metros de fibra ótica para possibilitar a transmissão de dados e captura das imagens à Superintendência de Inteligência da SSP, à Central da Polícia Civil e ao Comando Geral da Policia Militar.

A implantação das Bases Comunitárias de Segurança é uma das ações previstas no programa Pacto pela Vida e visa impedir a ação de traficantes no local, realizando um trabalho preventivo de combate ao crime e à violência. Para reduzir os índices de crimes contra a vida, o programa combina maior eficiência na área da segurança, atuação conjunta de órgãos de diversas esferas de poder na prestação de serviços públicos e colaboração da sociedade com sugestões e críticas sobre os problemas das comunidades.

A instalação das Bases Comunitárias de Segurança pela Polícia Militar e a reestruturação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) pela Polícia Civil, cuja sede foi inaugurada na semana passada, estão entre as ações prioritárias.

Articulado com as demais secretarias de Estado, o Pacto pela Vida prevê câmaras setoriais para desenvolver políticas públicas como as de segurança, defesa social, enfrentamento ao crack e atuação do Ministério Público e Poder Judiciário.

Com informações da Agecom Bahia.