Onze piauienses disputarão o PanAmericano de Badminton

Durante 5 dias mais de 200 atletas de vários estados disputaram a Seletiva em Teresina para o Pan

Badminton Piauí - internet

Foram cinco dias de muitos jogos durante a Semana Santa. Mas nem o clima de feriado foi capaz de diminuir a empolgação dos mais de 200 atletas que participaram da Seletiva para o PanAmericano Júnior de Badminton, realizado em Teresina. A competição acabou no domingo com mais um grande desempenho dos atletas piauienses que conseguiram 11 vagas para a disputa do Pan na Jamaica, em julho.

Alguns desses atletas piauienses já estavam classificados antes mesmo da seletiva, por liderarem o ranking de suas categorias. É o caso de Lucas Alves (sub-19), Andreza Miranda (sub-17), Sâmia Lima (sub-11), Vinícius Evangelista (sub-13) e Gabriel Teixeira (sub-11).

Outros quatro atletas do Piauí tiveram que suar muito a camisa para garantir uma vaga na Jamaica. Um bom exemplo foi Fabrício Farias (sub-13), que garantiu seu lugar no Pan ao vencer na final o atleta Jonatan Martins, do Rio de Janeiro. Sâmia Lima (sub-13) também se classificou no individual, vencendo Geisiane Alves, de São Paulo. A piauiense Tainara Silva perdeu seu jogo final, mas também garantiu vaga no Pan.

O Piauí também conseguiu bons resultados nas disputas por duplas. Na dupla masculinasub-19, Lucas Alves e Tiago Teixeira se classificaram. Já na feminina a vitória foi da dupla Andreza Miranda e Emanuele Farias (sub-17).
Andreza inclusive, conseguiu se classificar em quatro categorias diferentes para o Pan: garantiu vaga nas duplas mistas com Francielton Farias (sub-17) e com Lucas Alves (sub-19).

A grande partida do domingo de decisões no Badminton foi o confronto entre Francielton Farias e o atleta Ítalo Hauer, de São Paulo. Isso porque o piauiense havia perdido para o atleta paulista na decisão do sul-americano realizado em Teresina, em novembro de 2010.A revanche foi ainda mais disputada e tensa. O piauiense conseguiu vencer por dois sets a um, ficando com a vaga no individual sub-17.

De acordo com o diretor de marketing da Federação de Badminton do Piauí, o evento foi um sucesso para os piauienses não só pelos resultados, mas também pela organização. “Assim como aconteceu em novembro no sul-americano, mostramos que Teresina tem plenas condições de sediar grandes eventos”, acrescenta.

Piauienses classificados para o Pan da Jamaica:
Simples
– Sânia Lima (sub-11)
– Gabriel Teixeira (sub-11)
– Vinicios Evangelista (sub-13)
– Fabrício Farias (sub-13)
– Sâmia Lima (sub-13)
– Tainara Silva (sub-15)
– Andreza Miranda (sub-17)
– Francielton Farias (sub-17)
– Lucas Alves (sub-19)
Duplas
– Francielton Farias e Emanuele Farias (sub-17)
– Lucas Alves e Andreza Miranda (sub-19)
– Andreza Miranda e Emanuele Farias (sub-17)
– Lucas Alves e Tiago Teixeira (sub-19)

Fonte/Reprodução: 180graus