Sem categoria

Tocantins decreta calamidade pública na saúde

O governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), decretou estado de calamidade pública na rede hospitalar. O decreto, que entrou em vigor na terça-feira (19), afirma existir “grave risco para a incolumidade da vida humana”.

Relatório do governo aponta que, em um hospital do interior, o teto do necrotério desabou. Em outro, houve um incêndio provocado por curto-circuito. A instalação elétrica também fez com que o piso do centro cirúrgico desse choque em pacientes e médicos.

“As unidades estão arrasadas. A melhor, em infra-estrutura, é o Hospital Geral de Palmas, por ser um prédio novo”, declarou o secretário de Saúde de Tocantins, Arnaldo Alves Nunes.

Os hospitais apresentam problemas também com limpeza, com criadouros do mosquito da dengue, infiltrações, fossas abertas, aparelhos quebrados, infestação de baratas, janelas quebradas e falta de refrigeração, indica o levantamento, realizado em 19 hospitais públicos, distribuídos na capital e em 14 cidades.

Assim que o estado de calamidade for homologado pelo governo federal, o governo tocantinense poderá firmar contratos de emergência sem necessidade de licitação.

A Secretaria de Saúde informou que quatro entidades,entre Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) e entidades filantrópicas, estão sendo consultadas para realizarem as obras e ajustes necessários na infra-estrutura hospitalar pública.

Fonte: Brasília Confidencial