UBM indica e elege presidente do Conselho da Mulher no Amazonas

A professora Isis Tavares foi eleita ontem, 19, a nova presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Amazonas. Isis é também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) e dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM). Esta é a primeira vez que uma organização ligada aos movimentos sociais preside o conselho. O cargo era ocupado anteriormente pela subsecretária de Estado da Assistência Social, Graça Prola.

Entre as bandeiras do movimentos de mulheres no Amazonas estão a implementação da rede de atendimento para mulheres vítimas de violência e a criação de comissões dentro do conselho divididas por área: saúde, segurança, educação, etc. “Também vamos lutar para transformar em realidade as políticas públicas definidas durante a conferência estadual de mulheres”, afirmou Isis.

A professora já fazia parte do conselho como membro e agora assume a tarefa de estar a frente nas lutas em prol dos direitos das mulheres e da conquista de mais espaço para o segmento na sociedade. A nova presidente é também membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e já conhece de perto a luta e o trabalho que terá de desenvolver a frente do Conselho Estadual da Mulher.

Cedim
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/AM), foi criado pela Lei nº. 3.092, de 13 de novembro de 2006, de autoria do então deputado estadual Eron Bezerra (PCdoB).
O Cedim tem como objetivo formular e implementar diretrizes e programas visando eliminar as formas de discriminação que atinjam as mulheres, assegurando-lhes a plena participação no plano político, econômico, social e cultural.

De Manaus,
Mariane Cruz e Natália Lucas